Quinta-feira 28 de Março de 2024

Campeonatos de Atletismo de Provas Combinadas em Pombal

pistaatletismoA pista do Expocentro, em Pombal, é o palco dos Campeonatos de Portugal e Campeonatos Nacionais de Esperanças de Provas Combinadas em pista coberta, que decorrem este sábado e domingo.

Os Campeonatos de Portugal estrearam-se em 1993, com triunfos de Mário Aníbal (Heptatlo) e Sónia Carvalho (Pentatlo), com o então atleta benfiquista a conquistar mais cinco títulos, somando seis, apenas ultrapassado pelos sete títulos de Tiago Marto (seis deles consecutivos).

O recordista dos Campeonatos (que também é recordista de Portugal), Samuel Remédios soma quatro títulos, o último conquistado em 2018. Nos últimos dois anos, o jovem (ainda sub23) Manuel Dias (União de Tomar) sagrou-se, simultaneamente, campeão de Portugal e de Esperanças, com a nota de, no último ano, ter vencido por dois pontos (5450 pontos contra 5448 de Edgar Campre).

O heptatlo decorre em dois dias, com as provas de 60 metros, salto em comprimento, lançamento do peso e salto em altura no primeiro dia, finalizando no segundo dia com os 60 metros barreiras, o salto com vara e os 1.000 metros.

No que respeita ao pentatlo, apenas num único dia (neste caso, no domingo), as atletas enfrentam os 60 metros barreiras, o salto em altura, o lançamento do peso, o salto em comprimento e os 800 metros. Sónia Machado, a pioneira das campeãs, então no CIPA, soma cinco títulos nacionais e, depois dela, Sofia Pires conquistou quatro títulos e, no geral, nenhuma outra atleta venceu mais que duas vezes, entre elas uma das inscritas na presente edição, Marisa Vaz de Carvalho, campeã em 2017 (quando ainda era atleta júnior) e em

2019. Entre as inscritas, está a campeã de Portugal do ano passado, Jennifer Gomes, e a campeã de Esperanças, Inês Pires.

A recordista de Portugal nesta prova é Naide Gomes (4759 pontos), enquanto a recordista dos campeonatos (e da pista em Pombal) é Lecabela Quaresma.

A Associação Distrital de Atletismo de Leiria está a preparar a transmissão em “live streaming” das provas de preparação de sábado, na sua página de Facebook (https://www.facebook.com/adatletismoleiria)

As listas de participação e de resultados ao vivo poderão ser acompanhadas através da plataforma FPA Competições (https://fpacompeticoes.pt/).

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.