Quinta-feira 28 de Março de 2024

Portugal à espera do play off para se apurar para o europeu de futebol feminino

A Selecção Nacional Feminina A venceu, esta terça-feira, a Escócia, por 2-0, em jogo a contar para a oitava e última jornada do Grupo E de apuramento para o Euro-2022, no encontro disputado no Chipre.

FPF

FPF

Um golo de Ana Capeta (27’) e outro de Fátima Pinto (90+2′) valeu à equipa das Quinas a sexta vitória na fase de grupos e um novo recorde de pontos em qualificações para fases finais: 19.

Com o segundo lugar assegurado – que dava caminho ao play off de acesso ao europeu – Portugal sabia que seria difícil vencer a Escócia por uma margem de nove golos, o que garantiria a presença directa na fase final do europeu, pelo que, apesar de ter dado o “litro”, não foi além do 2-0, ainda assim muito bom.

Depois de sacudir a pressão inicial da Escócia, que chegou a testar os reflexos da guarda-redes Patrícia Morais, a persistência lusa deu (27’) frutos, levando Ana Capeta a interceptar, de ‘carrinho’, um passe da guardiã escocesa, deixando Portugal com uma vantagem que foi ampliada bem perto do final por Fátima Pinto (aos 90+2′), que aproveitou um ressalto na área para, na passada, com um remate indefensável, fechar a contagem.

Para o seleccionador nacional, Francisco Neto “é um sentimento agridoce, não só por esse jogo [derrota na Finlândia, aos 90+3'], mas também pelas inúmeras oportunidades frente a Chipre e Albânia e até no jogo em casa com a Finlândia. Hoje, foi a resposta de um grupo que não poderia apurar-se, mas deu uma resposta incrível. Se calhar, não foi o melhor jogo, não tivemos tanta bola, mas elas foram guerreiras, sempre disponíveis.

 

FPF

FPF

Estou muito orgulhoso do que elas fizeram. Ganhámos duas vezes à equipa do pote 1 [Escócia]. Acredito que em Abril (nos ‘play-offs’) vamos alcançar os nossos objectivos”.

Portugal vai conhecer os seus adversários no ‘play-off’ no dia 5 de Março (sexta-feira). Para além de Portugal estarão presentes no play-off as selecções de Rússia, Ucrânia e Irlanda do Norte, a que se poderão juntar Itália, Suíça, Polónia e/ou República Checa. O play-off será disputado em duas mãos, entre 5 e 13 de Abril.

Sob a direcção da árbitra sueca Sara Persson, com a colaboração das assistentes Josefin Aronsson e Jilan Taher, também da mesma nacionalidade, a Escócia apresentou-se com Jenna Fife, Lia Evans, Rachel Corsie – Cap., Jennifer Beattie, Emma Mitchell, Sam Kerr (Kirsty Hanson, 75′), Lucy Graham, Emsilie, Caroline Weir, Erin Cuthbert e Martha Thomas, enquanto Portugal alinhou com Patrícia Morais, Ana Borges, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Joana Marchão, Dolores Silva – Cap., Fátima Pinto, Andreia Norton (Andreia Jacinto, 76′), Vanessa Marques (Tatiana Pinto, 46′), Ana Capeta (Diana Silva, 55′) e Jéssica Silva (Telma Encarnação, 90+1′).

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.