Sábado 27 de Abril de 2024

Sporting perdeu na Polónia mas seguiu para os oitavos do European League de Andebol

O Sporting “acusou” a viagem à Polónia e perdeu (29-19) ante os alemães do Fuchse Berlinna última ronda da fase de grupos, fixando-se no quarto lugar, ainda assim apurado para os oitavos de final do European League de Andebol.

DR

DR

Nesta partida, os leões não puderam contar com o contributo de Carlos Ruesga e Nuno Roque, assim como do reforço Edmilson Araújo. Por outro lado, destaque para a presença dos outros dois reforços de Inverno na convocatória, Daniel Andrejew e Tomislav Špruk, este último em estreia e logo com minutos.

Sem nada a perder, a equipa sportinguista entrou em campo com o objectivo de conseguir a melhor classificação possível e mostrou-se muito tranquila, tanto a atacar como a defender, nos primeiros dez minutos, altura em que o resultado se fixava em 4-4. Pedro Valdés foi o jogador com sinal mais neste arranque ao marcar três golos, sendo decisivo na hora de atacar a baliza.

A partir daqui os alemães, com um plantel recheado de internacionais, aproveitaram algumas precipitações no ataque verde e branco e fizeram o tabuleiro de jogo pender mais para o seu lado, conseguindo uma vantagem importante (8-5). Ainda assim, o timeout pedido por Rui Silva logo a seguir fez com que os seus pupilos voltassem a equilibrar as contas (8-7).

Até ao período de descanso, o Sporting actuou alguns minutos em inferioridade numérica, devido às exclusões de Jens Schöngarth e Darko Đukić, o que dificultou muito a tarefa verde e branca de se aproximar no placard. Em sentido inverso, o Füchse Berlin aproveitou esse cenário para dilatar a vantagem e chegar ao intervalo a vencer por quatro golos (14-10).

O regresso para a segunda parte não correu de feição aos leões, que consentiram um parcial de 5-1 nos primeiros nove minutos, explicado por algumas finalizações precipitadas e pela exibição em crescendo do guarda-redes alemão (19-11). Detentor de uma vantagem cada vez mais confortável, o Füchse Berlin passou a controlar as operações, ao mesmo tempo que se notava cada vez mais o cansaço e a falta de discernimento no conjunto verde e branco.

Nos últimos dez minutos, o Sporting aumentou a produção ofensiva e tentou diminuir a diferença, mas também aqui as exclusões de Pedro Valdés e Dmytro Doroshchuk assumiram um papel decisivo.

Apesar da derrota por 29-19, o Sporting segue para os oitavos-de-final, onde vão defrontar o vencedor do grupo A, os polacos do Orlen Vista Plock, que somou 16 pontos (de oito vitórias), em jogo marcado para o dia 23 deste mês de Março, com a segunda mão a realizar-se no dia 30.

O Sporting alinhou com Aljosa Cudic (guarda-redes), Pedro Valdés (capitão) (5), Jens Schöngarth (2), Francisco Tavares (3), Salvador Salvador, Tiago Rocha (3) e Tomislav Špruk; Manuel Gaspar (guarda redes), Dmytro Doroshchuk (2), Darko Đukić (1), Joel Ribeiro (3), Tomás Ferreira, Daniel Andrejew, Eduardo Almeida, Duarte Seixas e Matevž Skok (guarda-redes).

Liga dos Campeões

Face ao falecimento do guarda-redes Alfredo Quintana – cujo funeral se efectua esta terça-feira, depois da homenagem prestada nesta segunda-feira, no Estádio do Dragão – a equipa F. C. do Porto não se apresentou na Bieolorrússia para defrontar o Meshkov Brest, pelo que foi sancionada pela Federação Europeia de Andebol (EHF) com uma derrota (10-0).

Ainda que tivesse percebido as razões, a referida Federação não podia adiar o jogo, pelo que tomou a decisão de não aplicar qualquer sanção ao clube portista.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.