Terça-feira 23 de Abril de 2024

Thomas Bach reeleito para um último mandato no COI

DR

DR

De acordo com a notícia veiculada pelo Comité Olímpico de Portugal, Thomas Bach foi reeleito para mais um mandato de quatro anos como presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), na 137.ª Sessão do COI, realizada virtualmente esta quarta-feira, tendo recebido 93 votos de aprovação e um não, nos 94 votos válidos.

Medalha de ouro na competição de esgrima por equipas, nos Jogos Olímpicos de Montreal 1976, o alemão (67) anos foi eleito presidente do COI em 2013 para um primeiro mandato de oito anos, que terminará no dia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (8 de Agosto deste ano), conforme decidido pela Comissão Executiva do COI. O segundo mandato como presidente do COI começará imediatamente depois e terminará em 2025.

“Muito obrigado, do fundo do meu coração, por este esmagador voto de confiança. Para mim, é ainda mais impressionante considerando as muitas reformas e as muitas decisões difíceis que tivemos de tomar, que nos afectaram a todos”, disse Thomas Bach após a eleição.

O presidente reeleito referiu também que “esta situação toca-me profundamente e também me torna humilde. Quando fui eleito pela primeira vez como presidente em 2013, em Buenos Aires, disse que queria liderar o COI de acordo com o meu lema de campanha “Unidade na diversidade” e ser um presidente de todos e para todas as partes interessadas. Este compromisso também é válido para o meu segundo e último mandato. A minha porta, os meus ouvidos e o meu coração permanecem abertos para cada um de vós. Espero poder contar com a vossa contínua dedicação, apoio e amizade também durante mais estes quatro anos ”.

Como atleta, Thomas Bach ganhou, para além da medalha de ouro olímpica, duas medalhas de ouro com a equipa alemã de esgrima no Campeonato do Mundo. Foi um dos membros fundadores da Comissão de Atletas do COI em 1981, na qual permaneceu até 1988. Em 1991, tornou-se membro do COI e fez parte da Comissão Executiva entre 1996 e 2013. Foi vice-presidente do COI de 2000 a 2004, 2006 a 2010 e de 2010 até à sua eleição como presidente, em Setembro de 2013.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.