Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Portugal nos melhores da Europa para se estrear nos Jogos Olímpicos, numa qualificação inédita

FPAndebol

FPAndebol

Com um golo marcado no último segundo jogo, Portugal conseguiu vencer a França pela diferença mínima – sinal de que não há imbatíveis e que com garra, crença e fé tudo é possível.Portugal fez história e vai estar, pela primeira vez, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em Julho próximo.

Num jogo emotivo, nervoso, mas com devoção, Portugal alcançou a glória deste feito inédito, com maior valor ainda por ter sido obtido no estrangeiro, mais propriamente na cidade francesa de Montpelier, e especial porque ganhou a uma França que é das melhores formações mundiais na modalidade que, acrescente-se, já estava apurada para os Jogos antes de iniciar a partida frente à Selecção das Quinas.

Com o sete inicial constituído por Manuel Gaspar, Diogo Branquinho, Alexandre Cavalcanti, Rui Silva, Fábio Magalhães, António Areia e Vitor Iturriza, a formação lusa entrou com o pé esquerdo e os primeiros 15 minutos de jogo não correram de feição a Portugal, que viu a França concretizar um parcial de 0-2 ainda nos primeiros dois minutos, antes de Fábio Magalhães reduzir e apontar o primeiro golo.

Demonstrando mais concentração, os franceses voltaram a responder com novo parcial de 0-2, ficando a vencer por 1-4 aos seis minutos. Com as duas equipas a apresentarem um sistema defensivo 6×0, a seguir a um golo de António Areia, a França marcou três golos e conseguiu não sofrer, chegando ao 2-7 e levando Paulo Pereira a pedir time-ou, quatro minutos depois.

A selecção gaulesa continuou a aproveitar os erros de Portugal e quando o relógio marcava 14 minutos – altura em que os índices de eficácia rondavam os 45% para Portugal e os 85% para o adversário – já venciam por 5-11, momento em os sinos começaram a tocar para alertar os lusitanos que algo não estava a correr bem.

Nos nove minutos que se seguiram, a França não marcou qualquer golo e acabou por sentir muitas dificuldades em ultrapassar uma defesa sólida e móvel de Portugal, algo que foi aproveitado pela formação lusa para reduzir até ao 8-11, com Gustavo Capdeville em destaque na baliza e, mais tarde, até à margem mínima (12-13), resultado que se verificava ao intervalo e que dava uma enorme carga motivacional à armada portuguesa.

A segunda parte arrancou com António Areia a concretizar o empate a 13 golos, e com uma excelente execução do sistema 7×6, Portugal conseguiu resistir às investidas francesas, até André Gomes apontar o 18-17, naquela que foi a primeira vantagem portuguesa em toda a partida.andebol portugal olimpicos

Seguiu-se um período verdadeiramente frenético onde a palavra-chave foi o equilíbrio e com Vincent Gerrard e Gustavo Capdeville em evidência nas duas balizas. A França conseguiu sempre encontrar formas de segurar a vantagem e alcançou mesmo dois golos à maior (23-25), altura em que os “Heróis do Mar” voltaram a acreditar que era possível vencer até ao último segundo.

Perto do apito final, Rui Silva fez, em contra ataque, o 29-28, que deu a Portugal a qualificação inédita para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. A França ainda marcou, mas por uma fracção de milésimos de segundo, a bola só entrou depois da buzina.

Um prémio que, recordemos com saudade, se deve em muito a Alfredo Quintana que, nos últimos anos, como que levou a selecção nacional ao “colo” para alcançar todos feitos conseguidos nos tempos mais recentes, com o 6º lugar no europeu e, depois, no 10º posto no mundial, chegando agora a cereja sobre um bolo muito bem “amassado” pelo gigante guarda-redes luso-cubano, naturalmente com a ajuda, significativamente também importante, de todos os jogadores que integraram os trabalhos da selecção, sob o comando de um técnico – Paulo Pereira – que sofreu a bem sofrer mas que soube decidir quando o devia fazer.

Como dizia o Mestre Moniz Pereira – cujo centenário se comemora neste ano de 2021 – “a sorte dá muito trabalho”. Paulo Pereira contribuiu para que a classe dos técnicos portugueses se revejam no exemplo do Homem que, escrevendo letras e musicando-as, também disse que “Valeu a Pena”!

“Vale sempre a pena quando a alma não é pequena”, diz o conhecido e antigo (e também sempre presente) ditado português!

E disso Portugal, pelo que fez desde a Era dos Descobrimentos, sabe muito bem o que é ter Alma! Antes como agora, continuamos a dar novos mundos ao Mundo!

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.