Segunda-feira 18 de Abril de 4388

Europeu de Judo em Lisboa para Todos? Liberdade Imprensa

Judo-SelecçãoEuropeu-16-03-2021Nota da Direcção de Informação da Jogada do Mês sobre a cobertura do evento Campeonato da Europa de Judo – Lisboa 2021 com European Judo Union

Nota da Direcção de Informação da Jogada do Mês

In Capítulo I – Liberdade de imprensa diz o Artigo 1.º  “Garantia de liberdade de imprensa

1 – É garantida a liberdade de imprensa, nos termos da Constituição e da lei.
2 – A liberdade de imprensa abrange o direito de informar, de se informar e de ser informado, sem impedimentos nem discriminações.
3 – O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.”

Pagar 1000 euros por profissional para

poder informar no Europeu de Judo de Lisboa

Exmo Srº Dr. João Paulo Rebelo - Secretário de Estado da Juventude e do Desporto,

Exmo Srº Vítor Pataco - Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ,

Exmo Srº Dr.  Jorge Fernandes – Presidente da Federação Portuguesa de Judo

É com muito lamento,  que escrevemos no nosso espaço sobre a cobertura do Campeonato da Europa de Judo – Lisboa 2021, da European Judo Union,  no Altice Aren, não pelo êxitos alcançados por aqueles que vestem as cores de Portugal,  mas para dar a conhecer do atentado ao exercício da função e direito de informar no desporto em Portugal.

Os OCS – Órgãos de Comunicação Social, como a Jogada do Mês,  à semelhança de outras empresas noutros sectores e áreas ligadas aos eventos desportivos, que com muita dificuldade ao longo dos anos, acompanham e divulgam de uma forma efectiva modalidades como o Judo,  não podem, não conseguem, ter nos seus orçamentos qualquer tipo de apoio, quanto mais ter disponibilidade financeira para acompanhar nos termos que é exigido uma prova que engrandece e projecta o judo, o desporto e Portugal.

São solicitados compromissos financeiros  para o exercício das funções inerentes a função de Jornalista, ou foto jornalista, são valores verdadeiramente  milionários. Decididamente é só mesmo uma elite da Comunicação Social, poder estar presente na competição, um critério não válido, injusto e com dúvidas legais,  para fazer com que inúmeros OCS, não possam estar presentes no Altice Arena de 16 a 18 de abril.

São pedidas verbas, que atingem  cerca dos 1000 euros por profissional a ser credenciado, são incomportáveis com o nosso padrão de vida em Portugal, e que se reflecte ainda mais, em tempo de pandemia, para  acompanhamento de modalidades que sabemos não tem ainda meios de logística para o fazer.

Assim é difícil, que tanto a Jogada do Mês, bem como outros OCS como o nosso, continuem a sua grande e difícil caminhada de divulgar o Desporto em Portugal, dando voz e imagem a modalidades, que não encontram no panorama nacional, um espaço sempre pronto para serem ouvidas.

Perante este atentado ao nosso trabalho, em prol do desporto nacional, esperamos que exista uma a palavra, para com esta situação, pois cremos não ser do vosso conhecimento, pois não seria aceitável que à luz da lei,  sejam colocados critérios financeiros para limitar a liberdade imprensa, não queremos acreditar, que se esteja a criar condições, só para uma parte bem abonada possa exercer o direito a informar neste evento.

Claro que se não existir o bom-senso na avaliação deste caso, não faremos cobertura jornalística do mesmo pelos motivos que são evidentes, quem fica a perder é a modalidade que desde a primeira hora da fundação da Jogada do Mês (2008) têm sido modalidade bandeira e acolhida com agrado pelos nossas leitores.

Com os melhores cumprimentos

Director de Informação Jorge Caseiro

—————————————————————————-

Fica aqui a comunicação recebida, que nos causa tanta indignação.

“Relativamente à Acreditação dos elementos da Comunicação Social, recordamos que:

Quem quiser acompanhar o evento presencialmente, deve-se registar em: www.eju.net/media-accreditation, preenchendo o formulário online. Tal como todos os presentes no Altice Arena, os jornalistas têm de permanecer numa ‘bolha de segurança’ a partir de dia 15 de abril. Nesse dia devem-se apresentar no Hotel oficial da prova (Hotel Roma). Para reservar o alojamento, devem preencher o formulário (disponível no link anterior) e enviar para o email: portugalevents@fpj.pt.

Os jornalistas têm de fazer 2 Testes PCR, com resultado negativo, no máximo 5 dias antes da entrada no Hotel e com pelos menos 48h de distância entre eles. Neste período de 5 dias devem estar isolados e com o mínimo contacto possível com outras pessoas. Os resultados dos testes têm de ser enviados para media@eju.net. No dia 15 de abril vão realizar o terceiro Teste com a Equipa Médica da Federação Portuguesa de Judo (FPJ). À chegada ao hotel são logo testados ou encaminhados para o quarto até serem testados. Devem permanecer no quarto em isolamento até se conhecer o resultado. Só após o resultado negativo podem sair para terminarem a acreditação. A partir deste momento, não é permitido qualquer contacto físico com o exterior. O transporte entre o Hotel e o Altice Arena é garantido pela FPJ, não sendo permitido o uso de meios próprios. Todos os elementos devem seguir estas regras até ao final do evento, ficando na ‘bolha’ durante estes 4 dias. Qualquer elemento que não cumpra alguma destas regras não pode voltar a entrar na ‘bolha de segurança’. Os custos dos Testes e do Alojamento são suportados pelo respetivo órgão de comunicação social. Na entrada do Hotel devem também fazer-se acompanhar da Declaração de Honra preenchida.

Mais informação em: https://www.eju.net/download-file?parentId=185649&id=199031

A nível desportivo, Lisboa, Capital Europeia do Desporto 2021…..”

© 4388 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.