Terça-feira 19 de Abril de 8355

Pedro e Afonso Fraga a caminho dos Jogos Olímpicos de Tóquio

DR

DR

Com o apuramento da dupla de LM2x, o Remo juntou-se à comitiva olímpica lusa que estará nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, fixando em doze o número de modalidades que garantiram as normas de participação nos Jogos de Tóquio’2020, no Verão próximo.

Afonso Costa e Pedro Fraga apuraram o remo português para Tóquio 2020 ao terminarem em segundo lugar na final de double scull ligeiro da prova de qualificação europeia, esta quinta-feira realizada em Varese, Itália.

A dupla portuguesa completou os 2.000 metros da regata em 6.24,97 minutos, sendo apenas batida pelos ucranianos Igor Khmara e Stanislav Kovalov, que terminaram a prova com o tempo de 6.23,70 e também conquistaram o apuramento para os Jogos Olímpicos, reservado aos dois primeiros classificados.

Pedro Fraga, no final da competição, referiu ao site da Federação de Remo, que “esta prova tem um significado especial, foi uma época difícil, mas é o culminar do trabalho, do espírito de grupo, não só meu e do Afonso, mas de toda a estrutura. Sentimo-nos realizados, por termos conseguido dar isto à equipa”.

Por seu lado, o irmão, Afonso Costa, que vai estrear-se em jogos olímpicos, salientou que “o único segredo é o trabalho. Nós trabalhámos, estamos de consciência tranquila e muito orgulhosos por irmos a Tóquio”.

Luís Ahrens Teixeira, Presidente da Federação Portuguesa de Remo, não cabia em si quanto ao êxito alcançado pelos irmãos Fraga e, congratulando-se com o feito, aproveitou para salientar que “os atletas estavam focados e confiantes. Tudo correu muito bem. Foi o culminar natural de um processo que sabíamos que tinha sido bem feito. Os atletas executaram muito bem tudo o que estava previsto”.

De acordo com o Comité Olímpico de Portugal, são agora doze as modalidades representadas na Equipa Portugal que estará no Japão, entre 23 de Julho e 8 de Agosto de 2021: Andebol, Atletismo, Canoagem (sprint e slalom), Ciclismo (estrada e pista), Equestre (ensino e obstáculos), Ginástica (artística), Natação, Remo, Surf, Ténis de Mesa, Tiro com Armas de Caça e Vela.

O Andebol garantiu a primeira presença numa edição dos Jogos Olímpicos, após o segundo lugar alcançado no seu grupo do Torneio de Qualificação.

No Atletismo, com passaporte carimbado para Tóquio 2020 estão Ana Cabecinha (20km marcha); Auriol Dongmo (lançamento do peso); Carla Salomé Rocha, Sara Catarina Ribeiro (ambas na maratona); João Vieira (50km marcha); Evelise Veiga, Pedro Pablo Pichardo e Patrícia Mamona (no triplo salto) e Liliana Cá (lançamento do disco).

Fernando Pimenta (K1 1000), Teresa Portela (K1 200), o K4 500 masculino (composto por Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela), em Canoagem sprint, e Antoine Launay (K1 1000), em Canoagem slalom, asseguraram quatro vagas, implicando neste caso a presença de sete atletas.

O Ciclismo de pista feminino português marcará presença em Omnium, fruto das pontuações somadas por Maria Martins a contar para o ranking de qualificação olímpica, no qual Portugal se posicionou no 9.º lugar. Fazem parte da disciplina de Omnium o scratch, eliminação, tempo e a corrida por pontos.

O Ciclismo de estrada garantiu duas vagas, por ranking. Estes lugares, que foram conquistados para o País, só posteriormente terão definidos os nomes dos dois atletas que os ocuparão, e permitirão a participação na prova em linha e na prova de contra-relógio.

Luciana Diniz ganhou para Portugal o direito a uma vaga na disciplina Equestre de saltos de obstáculos. Quatro cavaleiros –  Duarte Nogueira, Rodrigo Torres, João Torrão e Maria Caetano – conseguiram lugar em Tóquio para a equipa de ensino, embora apenas três entrem efectivamente em competição nos Jogos Olímpicos.

Filipa Martins assegurou presença para a Ginástica Artística feminina no concurso all-around.

A Natação Pura tem cinco lugares garantidos por Diana Durães (1500m livres), Ana Catarina Monteiro (200m mariposa), Gabriel Lopes (200m estilos), Alexis Santos (200m estilos) e Tamila Holub (1500m livres).

Frederico Morais tem vaga nominal na representação do Surf, conquistada nos World Surfing Games, no Japão.

O Ténis de Mesa português marcou lugar na competição de equipas masculinas, na sequência da passagem bem-sucedida pelo torneio de qualificação disputado em Gondomar. Fu Yu qualificou-se para o torneio individual feminino, depois da medalha de ouro conquistada nos Jogos Europeus de Minsk 2019.

No Tiro com Armas de Caça, a única vaga conquistada até ao momento foi ganha por João Paulo Azevedo.

A Vela tem qualificada uma embarcação 49er e outra 470.

Mais oportunidades surgirão e Portugal poderá apresentar ainda mais atletas, além dos referidos.

© 8355 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.