Domingo 09 de Maio de 0189

Selecção de Futsal apurada para o europeu de 2022, na Holanda

Paulo Alfar / JDM

Paulo Alfar / JDM

A Selecção Nacional de Futsal venceu, esta segunda-feira, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, a congénere da Noruega, por 7-1, garantindo o primeiro lugar do Grupo 8 de qualificação e o apuramento directo para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022.

A Equipa das Quinas, que ostenta o título de campeã da Europa, marcará presença na fase final de um Europeu pela décima vez na sua história, a nona de forma consecutiva.

Paulo Alfar / JDM

Paulo Alfar / JDM

Portugal atingiu duas vezes a final da competição e, em quatro ocasiões, as meias-finais da prova. Desde 2003 que o conjunto luso não falha a presença em fases finais de grandes competições, recordando-se que Portugal também tem garantida a presença no próximo Campeonato do Mundo a disputar em 2021, na Lituânia.

 

A formação lusa entrou a controlar e pertenceu-lhe a iniciativa de jogo desde o apito inicial. Quando André Galvão inaugurou o marcador ao minuto já tinham sido muitas as tentativas de alvejar a baliza nórdica.

Paulo Alfar / JDM

Paulo Alfar / JDM

A Noruega respondeu na primeira situação de perigo que criou, com Petter Høvik a empatar o encontro. Aos 11 minutos, Portugal voltou a liderar o marcador, graças ao tento de Afonso e à entrada do minuto 13 Bruno Coelho ampliou a vantagem. Aos 16 minutos Fábio Cecílio voltou a estar perto de marcar, mas a bola bateu no poste e saiu. Quem marcou mesmo foi Tiago Brito instantes depois. O ala luso bisaria no encontro aos 19 minutos. Portugal foi em vantagem, por 5-1, ao intervalo.

Paulo Alfar / JDM

Paulo Alfar / JDM

No segundo tempo o conjunto orientado por Jorge Braz voltou a superiorizar-se marcando por André Coelho  (24′) e Afonso (25′), que também bisou no encontro.

Portugal e Noruega voltam a medir forças na próxima quarta-feira (18h00), no mesmo local, encontro que conta para a sexta e última jornada do Grupo 8 de qualificação e pode ser acompanhada em directo no Canal 11.

Portugal iniciou a sua presença no europeu de Futsal em 1999, em Espanha (1ª fase); seguiu-se Itália-2003 (1ª fase); República Checa-2005 (1ª fase); Portugal-2007 (4º lugar); Hungria-2010 (2º lugar); Croácia-2012 (quartos de final); Bélgica-2014 (4.º lugar); Sérvia-2016  (quartos-de-final); Eslovénia-2018 – Campeão.

Portugal  alinhou com o cinco inicial composto por Edu; João Matos (Cap), Erick, Bruno Coelho e Fábio Cecílio.

Paulo Alfar / JDM

Paulo Alfar / JDM

Jogaram ainda: Bebé, André Coelho, Afonso, Mário Freitas, Miguel Ângelo, Pauleta, Tiago Brito, André Galvão e Zicky.

 

© 0189 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.