Quinta-feira 25 de Abril de 2024

O futsal português em franco crescimento no Século XXI

FPF

FPF

De acordo com o segundo estudo do Portugal Football Observatory – “A evolução do futsal em Portugal e a vitória no Euro 2018 como acelerador de crescimento” –, vários indicadores revelam tendência de subida constante nas últimas dez épocas: número de praticantes, número de competições, número total de equipas (principalmente em escalões de formação) e número de selecções de formação.

A conquista do UEFA Futsal Euro 2018 ajudou a acelerar este crescimento que já vinha de trás. O estudo publicado pela Federação Portuguesa de Futebol (site onde está disponível) mostra que a temporada de 2018/2019 teve a maior percentagem de crescimento da década em termos de inscrições totais e de novas angariações.

No que respeita a reinscrições (onde contam apenas os atletas já inscritos anteriormente) foi em 2019/2020 que se verificou maior crescimento, o que demonstra sucesso na retenção de futsalistas.

O novo trabalho do Portugal Football Observatory aponta ainda caminhos de crescimento em campos como o número de praticantes femininas, a competitividade (jogos equilibrados vs. jogos desequilibrados) e grau de formação dos treinadores.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.