Sexta-feira 29 de Março de 2024

Décio Andrade com recorde pessoal no martelo nos Estados Unidos

lanc_martelo_08jul_1064_Camp_Nac_AtleO madeirense Décio Andrade bateu, esta quinta-feira, o recorde pessoal do lançamento do martelo e da Angelo State University, com a marca de 71,82 metros.

A estudar na universidade texana de San Angelo, o atleta, que em Portugal representa o Benfica, melhorou o seu recorde pessoal por mais de metro e meio (tinha 70,42 m desde 2019), vencendo o meeting Oliver Jackson Twilight (esta madrugada).

Décio é o quarto melhor português de sempre nesta disciplina.

Entretanto, este fim-de-semana vai ser repleto de provas, começando no sábado, com os Campeonatos Nacionais de Lançamentos Sub-18 e Sub-20 a terem lugar, a partir das 9h30, em Sobreda, Almada, com a última prova marcada para as 17h45.

A partir das 12h00, a Associação de Atletismo de Lisboa organiza o Meeting da Liberdade, evento que decorrerá em duas jornadas, a primeira na pista 2 do Centro de Alto Rendimento do Jamor. Mais tarde, às 18h00, é a vez de a marcha alinhar, em Albufeira, para discutir a Taça de Portugal de Marcha, competição aberta aos escalões Sub-16, Sub-18 e Sub-20, além do sénior, nesta última categoria com a presença de João Vieira, Ana Cabecinha e Inês Henriques.

Domingo, 25 de Abril, o programa competitivo começa às 8h00, com os Campeonatos de Portugal de Maratona, em Palmela, que a FPA decidiu realizar para colmatar a falta de oferta competitiva externa e interna aos atletas de Alto Rendimento interessados em obter marca de qualificação para os Jogos Olímpicos/Jogos Paralímpicos.

No mesmo dia, a partir das 12h00, Albergaria-a-Velha acolhe a primeira jornada da 17.ª edição da Taça de Portugal de Corrida em Montanha, competição que se desenrola em mais duas jornadas (9 de maio e 20 de Junho) e uma final (17 de Julho).

Da parte da tarde, a Associação de Atletismo de Lisboa continua o Meeting da Liberdade, a partir das 14h00, desta vez no Estádio 1.º de Maio, com o programa a incluir o Festival de Estafetas, um importante desafio com vista a preparar a participação da estafeta de 4×100 metros masculina nas World Athletics Relays, que se realizarão na Polónia, no princípio de maio, onde também estará a equipa mista de 4×400 metros, que actualmente está em 18.º lugar nos rankings mundiais, aspirando a uma das 16 vagas olímpicas.

Sabe-se, no entanto, que as equipas representativas dos Estados Unidos, Austrália e da Jamaica não vão estar nesta competição face aos problemas da pandemia.

Além do site e das redes sociais da FPA, as competições deste fim-de-semana podem ser acompanhadas nos respectivos sites dos eventos: Campeonatos Nacionais de Lançamentos Sub-18 e Sub-20 – https://www.fpatletismo.pt/campeonato-nacionalde-lan%C3%A7amentos-sub18-e-sub20

Taça de Portugal de Marcha – https://www.fpatletismo.pt/ta%C3%A7a-de-portugal-de-marcha-1

Campeonatos de Portugal de Maratona – https://www.fpatletismo.pt/campeonatos-de-portugal-de-maratona

Taça de Portugal de Corrida em Montanha – https://www.fpatletismo.pt/ta%C3%A7a-de-portugal-de-corridaem-montanha-2021

Meeting da Liberdade – Festival de Estafetas -

https://competicoes.aalisboa.com.pt/Pages/Calendario/?Key=88#a1

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.