Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Teresa Portela confirmada no K1 200 para os Jogos Olímpicos de Tóquio

DR

DR

Teresa Portela garantiu a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, depois de, esta sexta-feira, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, ter terminado a prova selectiva nacional de K1 200 metros no 1.º lugar.

Recorda-se que a canoísta do Benfica tinha garantido, em Agosto de 2019, em Szeged (Hungria), a vaga para Portugal na prova, mas só hoje é que se confirmou a presença no Japão.

Em Montemor-o-Velho, Teresa Portela contou com a oposição interna de Francisca Laia, Joana Vasconcelos, Márcia Aldeias e Maria Aquino de Oliveira em busca do melhor tempo, numa competição discutida ao milésimo de segundo.

A canoísta de Esposende acabou por vencer a prova com o registo de 42,158 segundos, deixando Francisca Laia (Clube Desportivo Os Patos) na 2.ª posição, com 42,278 segundos. O 3.º posto foi conquistado por Joana Vasconcelos, com o tempo de 42,648 segundos.

Ao site da Federação Portuguesa de Canoagem, Teresa revelou que “estou muito feliz, depois de uma espera horrorosa, até ter tido a possibilidade de defender a vaga olímpica que tinha alcançado em Szeged”.

Acrescentou ainda que “qualifiquei-me em agosto de 2019 e toda a gente achava que a Teresa ia aos Jogos Olímpicos, mas só que não estava, porque, na verdade, é uma vaga para o país e a pandemia de Covid-19 complicou bastante”.

Sobre a prova selectiva desta sexta-feira, Teresa salientou que foi “uma prova muito competitiva e se assim não fosse, é que ia ficar muito admirada”.

Companheiras do K4, Teresa Portela, Francisca Laia e Joana Vasconcelos não esconderam a emoção no final da prova de hoje. “As minhas adversárias são um espectáculo e são atletas que admiro muito. Por elas, também consegui ganhar, porque puseram isto muito difícil”, confidenciou a canoísta, que vai marcar presença nos Jogos Olímpicos pela quarta vez.

Questionada sobre os objectivos para Tóquio 2020, Teresa Portela transmitiu que “todos os Jogos Olímpicos são diferentes”, acrescentando que “espero que sejam uns bons Jogos Olímpicos, que sejam os meus Jogos. Não sei o futuro e, por isso, vou aproveitar como se fossem os meus últimos”, concretizou a canoísta da equipa nacional.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.