Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Oliveira do Douro e Tunes vencem Taça de Portugal de Marcha Atlética

Campeonato Nacional de Lançamentos Longos A Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação de Atletismo do Algarve levaram a efeito a edição de 2021 da Taça de Portugal em Marcha Atlética, em Quarteira.

No final das provas de 10 000 metros (absolutos e sub20) e 5 000 metros (sub18), em ambos os géneros, registou‐se o triunfo colectivo do CF de Oliveira do Douro e do CA Tunes, em ambos os casos, com a equipa do Sporting em segundo lugar.

Individualmente, em termos absolutos, venceram a prova mais longa os atletas Vitória Oliveira (SC Braga) e Manuel Marques (AC Póvoa de Varzim), em femininos e masculinos, respectivamente.

Uma nota para a prova de 10 000 metros sub20, em que Inês Mendes (CN Rio Maior), a vencedora, voltou a terminar confirmando a marca de qualificação para os Campeonatos da Europa Sub20, vendo a segunda classificada, Bruna Marques, do Juventude Vidigalense, que terminou em 50.30 minutos, a também conseguir marca de qualificação para a mesma competição, que está agendada para Julho, na cidade de Tallin (Estónia).

Vencedores

Femininos:

10.000 metros – Vitória Oliveira (Sporting de Braga) 46m48s. 10 000 metros (sub20) – Inês Mendes(CN Rio Maior), 48.11.

5 000 metros (sub18) ‐ Gabriela Santos (ACR Senhora do Desterro), 26.48 (sub16).

Por equipas: 1. CF Oliveira do Douro), 32 pontos; 2. Sporting CP, 27; 3. ACR Senhora do Desterro, 18.

Masculinos:

10 000 metros – Manuel Marques (AC Povoa de Varzim), 44.37. 10 000 metros (sub20) – Tiago Ramos (CA

Tunes), 46.46. 5 000 metros (sub18) ‐ Guilherme Rodrigues (Sporting CP), 24.14.

Por equipas: 1. CA Tunes, 41 pontos; 2. Sporting CP, 20; 3º Juventude Ilha Verde, 13.

JCMyro / JDM

JCMyro / JDM

Nacionais jovens de lançamentos com bons resultados

Sete melhores marcas nacionais do ano e três atletas entre o top 6 de sempre da categoria, foi o saldo bastante positivo dos campeonatos nacionais de jovens, que a Federação Portuguesa de Atletismo realizou na pista de Sobreda da Caparica, em conjunto com a Associaçãode Atletismo de Setúbal e a Câmara Municipal de Almada, o Campeonato Nacional de Lançamentos Longos para os escalões de sub20 e sub18, acrescentando ainda, excecionalmente, as provas de lançamento do peso.

Nestes nacionais, que registaram 120 inscrições de atletas de clubes de 15 das associações de atletismo, apadrinhados pelo recordista nacional do lançamento do dardo, o benfiquista Leandro Ramos, o primeiro português a lançar acima de 80 metros, acabou por ser outro lançador de dardo, João Fernandes, do Novas Luzes, a ser um dos destaques do dia, ao lançar o engenho de 700 gramas a 60,68 metros! Este recorde pessoal, melhor marca do ano, leva‐o ao sexto lugar do ranking nacional de sempre da categoria sub18!

No mesmo escalão (sub18), destaque ainda para as atletas Mariana Gonçalves, de Lovelhe, que obteve um recorde pessoal no martelo (62,14 metros), que a leva a quarta de sempre na categoria (e é melhor marca nacional do ano); e Letícia Lopes, de Quarteira, que venceu o lançamento do peso (com melhor marca do ano) e do disco.

Entre os sub20, o madeirense Diogo Freitas (Estreito) lançou o martelo a 62,62 metros, seu recorde pessoal com o engenho de 6 kg (melhor marca do ano) e o sportinguista André Carvalho venceu o peso (com melhor marca do ano) e o disco.

DR / FPA

DR / FPA

Em femininos, Débora Quaresma (Sporting) alcançou os 14,34 metros no peso, subindo a quarta melhor de sempre na categoria, e Inês Florêncio (J. Vidigalense) venceu o martelo com recorde pessoal e melhor marca do ano.

Foto: grupo de lançadores de dardo sub18 com o recordista nacional Leandro Ramos.

Selecção portuguesa para o Mundial de Estafetas

A Federação Portuguesa de Atletismo divulgou, este sábado, os atletas que vão integrar as estafetas portugueses no Mundial de Estafetas, que decorrerá na cidade polaca de Chorzow, nos dias 1 e 2 de Maio próximo.

A comitiva lusa é formada por André Prazeres (Benfica), Rafael Jorge (Benfica), Cátia Azevedo (Sporting), Delvis Santos (Benfica), Diogo Antunes (Benfica), Dorothé Évora (Sporting), Frederico Curvelo (Benfica), João Coelho (Benfica), Mauro Pereira (CPT Sobral de Ceira), Ricardo dos Santos (Benfica) e Vera Barbosa (Sporting).

Os portugueses viajam para a Silesia (Polónia) no dia 29 de Abril, regressando a 3 de Maio.

 

Redacção

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.