Segunda-feira 19 de Abril de 0342

Portugal venceu Israel e garantiu presença na fase final do Europeu de Andebol pela quarta vez

Os Heróis do Mar apresentaram-se, esta quinta-feira, na máxima força e, ainda com um jogo por disputar, Portugal está no na fase final do Euro 2022, conseguindo a quarta presença consecutiva numa grande competição.

Andebol-Europeu2022Apuramento-29-04-2021O momento que antecedeu o início da partida deu lugar a uma homenagem a Alfredo Quintana, num pavilhão que já contou com adeptos na bancada.

Com uma entrada fulgurante, Portugal chegou a um 5-0 nos primeiros minutos – tão rápido que nem os israelitas perceberam como – face a um momento muito coeso defensivamente com roubos de bola e defesas de Humberto Gomes que permitiram golos em transição rápida.

À passagem do minuto 7 e com o marcador a assinalar uma vantagem de 8-2, o técnico israelita utilizou um tempo técnico para tentar quebrar o bom momento de Portugal mas os heróis do mar continuaram na máxima força e aos 15 minutos já venciam por 14-6.

A selecção israelita ia procurando as soluções no jogo com a segunda linha e, defensivamente, nos últimos 10 minutos da primeira parte recorreu a uma defesa 5-1 para tentar causar dificuldades aos portugueses. Depois da maior vantagem registada nos primeiros 30 minutos com o 17-7, Portugal chegou ao intervalo a vencer por 22-13.

Humberto Gomes que havia contabilizado 8 defesas na primeira parte deu o seu lugar a Gustavo Capdeville que entrou na segunda parte com 3 defesas consecutivas e ajudou Portugal a catapultar o resultado para um 26-13 “estonteante”.

Aproveitando a exclusão de Alexandre Cavalcanti, Israel respondeu com um bem e reduziu para 26-17, como que obrigando Paulo Pereira a colocou o time-out aos 12 minutos da segunda parte, quando o marcador assinalava 29-20. Os seus comandados ainda alargaram a vantagem, conquistando a vitória por 41-29, com a formação lusa a sair por cima para a fase final sem mais delongas.

O sete inicial de Portugal foi constituído por Humberto Gomes, Pedro Portela, Bélone Moreira, Alexis Borges, Rui Silva, Andé Gomes e Diogo Branquinho.

Portugal garante assim a presença no EHF Euro 2020 ainda com um jogo por disputar mas marcado para o próximo domingo (2 de Maio), com os heróis do mar a receberem em Matosinhos a selecção da Lituânia, a seguir na RTP2.

A Lituânia que hoje venceu a selecção da Islândia e deixa as contas do Grupo 4 completamente em aberto, podendo por isso a selecção das quinas conquistar o primeiro lugar do grupo.

Portugal, com este triunfo, lidera a classificação do grupo, com 8 pontos, seguido da Islândia (6), Lituânia (4) e Israel (2).

Mais um triunfo a justificar a brilhante carreira que a equipa de Portugal tem feito nos últimos anos, depois do 6º lugar no europeu de há dois anos e do 8º posto no mundial, no que foram os resultados nunca antes alcançados nesta modalidade a nível internacional, com o consequente apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

© 0342 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.