Sábado 27 de Abril de 2024

Portugal entrou a ganhar no apuramento para o Europeu de Voleibol masculino

FPV

FPV

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos, venceu, esta sexta-feira, a congénere da Bielorrússia, no primeiro encontro a contar para o1.º Torneio da , que decorre até domingo na cidade húngara de Budapeste. 

Portugal, equipa orientada por Hugo Silva, venceu por 3-2 (21-25, 25-23, 23-25, 25-23 e 15-10), partida em que Hugo Gaspar, autor de 21 pontos, foi considerado o MVP (Most Valuable Player) do jogo.

Ao site da Federação Portuguesa de Voleibol, o técnico nacional salientou que “foi um jogo muito difícil, pois defrontámos uma grande equipa, forte em todos os aspectos, percebendo-se bem o porquê de ter sido finalista da última European Golden League. Tivemos que puxar muito por um colectivo forte, que se uniu com qualidade e classe para dar a vitória ao nosso País. Agora vamos pensar nos dois jogos igualmente difíceis de uma longa série de batalhas que temos pela frente.

Temos de ter consciência de que de nada valerá esta vitória se o trabalho não tiver continuidade e isso implica o próximo jogo, este sábado, frente à Noruega, que perdeu (1-3) com a Hungria”.

O terceiro encontro terá lugar no domingo, com Portugal a defrontar a Hungria.

O 2.º Torneio está agendado para 14 a 16 de Maio no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Os jogos de Portugal, tanto do primeiro como do segundo torneio terão transmissão em directo na Sport TV.

FPV

FPV

No feminino Portugal foi derrotado pela Ucrânia em Matosinhos

A equipa portuguesa conseguiu surpreender a Ucrânia no decorrer do primeiro jogo, vencendo por um folgado 25-20, mas não conseguiu suportar a “pressão” global que as ucranianas começaram a implementar a partir do segundo jogo.

Nesse confronto, o porte atlético das ucranianas vieram ao de cima e ganharam os três restantes jogos (25-21, 25-23 e 25-19), ainda que a selecção nacional desse luta mas insuficiente para poder chegar ao triunfo, nesta primeira ronda na Pool B de qualificação para o Campeonato de Europa de 2021 – seniores femininos, que se iniciou esta sexta-feira no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos e terminará no domingo.

A  ausência forçada da Geórgia (dois casos positivos no plantel) faz com que a Suécia tenha folgado nesta ronda inicial e Portugal não jogue este sábado amanhã, defrontando a Suécia no domingo (15h00/Sport TV). Para amanhã está igualmente agendado apenas um jogo: o Suécia-Ucrânia.

No primeiro set, João José fez alinhar uma equipa onde se mesclava juventude e experiência. E foi a experiente Marta Hurst, capitã de equipa, a mostrar o caminho às jovens jogadoras portuguesas (10-6). Júlia Kavalenka, que este ano actuou em Itália, e Aline Timm Rodrigues aumentaram a distância (14-10).

O bloco ucraniano, com destaque para Diana Meliushkyna, central de 1,89 metros, procurava suster o ataque luso, mas Ana Vale deu o golpe de misericórdia: 25-20.

A luta entre o ataque português e o bloco de Meliushkyna & Companhia manteve-se no segundo set, com vitórias e derrotas para ambos os lados. Portugal conseguiu apanhar a Ucrânia na recta final do set (20-20), mas a equipa de Vladimir Orlov aguentou o golpe e selou o triunfo com um ataque de Bohdana Anisova: 25-21.

A luta ofensiva/defensiva continuava e as combinações de ataque entre a distribuidora Olga Skrypak e a central Yuliya Gerasymova provocavam mossas na defesa de Portugal, que, não obstante, marcava a cadência no marcador. Tudo se alterou quando as ucranianas conseguiram quebrar essa tendência e transformaram uma igualdade a 23 pontos no seu segundo triunfo no jogo: 25-23.

No quarto set, Aline Timm e Júlia Kavalenka distanciaram Portugal (6-3), que aumentou a contagem com um serviço de Ana Vale. Quando as coisas pareciam tranquilas para as locais, as ucranianas exerceram pressão no ataque (Karyna Denysova) e serviço e somaram seis pontos consecutivos, passando a liderar o marcador… A reviravolta enervou as portuguesas, que viram a sua adversária distanciar-se… até à vitória final: 25-19.

Bodhana Anisova, com 21 pontos, e Júlia Kavalenka, com 18, foram quem somaram mais pontos.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.