Terça-feira 23 de Abril de 2024

Francisco Belo conquistou a prata no lançamento do peso na Taça da Europa de Lançamentos

Atletismo-TaçaEuropaLançamentos-08-05-2021Francisco Belo conquistou, este sábado, a medalha de prata no lançamento do peso, na Taça da Europa de Lançamentos, ao enviar o engenho a 20,47, bem longe dos 21,28 que tinha alcançado este ano e que é recorde pessoal, na prova onde o ouro foi para o romeno Andrei Toader (20,83), também recorde pessoal.

Francisco Belo, no final, referiu ao site da Federação Portuguesa de Atletismo que “mesmo dentro das condicionantes da prova, poderia ou deveria ter feito uma marca melhor”. No entanto, lembrou o atleta já qualificado para Tóquio “não se pode estar a 200% toda a época, principalmente quando temos daqui a poucos meses os Jogos Olímpicos”.

Na mesma prova, Tsanko Arnaudov (também do Benfica), classificou-se em novo lugar, com a marca de 19,68, a melhor esta época.

Destaque ainda para Leandro Ramos, sub-23 do Benfica e actual recordista nacional do lançamento do dardo, que inaugurou a participação portuguesa nesta competição, com a marca de 75,10 metros, a terceira melhor da temporada a nível nacional.

Do lado feminino, Francislaine Serra venceu a final B do lançamento do peso, com 16,89 metros. A atleta do Sporting de Braga, que tem como recorde pessoal a marca de 17,39 metros, realizada este ano em pista coberta, e que em 2019 ficou na 11.ª posição nesta competição.

Na final A do lançamento do peso, Eliana Bandeira (Benfica), lançou a 17,18 (o recorde pessoal é de 17,53), terminando na sétima posição.

Ivanilda Lopes (sub23 do Benfica), que se estreou nesta competição, bateu o seu recorde no lançamento do disco, ao alcançar 51,57 metros, marca que a colocou na sexta posição. Quem também se estreou foi a sub-23 Mariana Pestana (Grupo Desportivo do Estreito), que lançou o martelo a 57,02 metros e terminou na quarta posição na final B desta disciplina.

Também no martelo, mas do lado masculino, António Vital e Silva (Benfica), obteve a marca de 69,03 metros, terminando na 15.ª posição.

Colectivamente, Portugal encontra-se na 8.ª posição.

Este domingo, o primeiro a entrar em acção é o já medalhado Francisco Belo, às 10h30, na final B do lançamento do disco. Segue-se a estreante nesta competição, Débora Quaresma (Sporting), na final B do lançamento do peso sub-23, às 11h40. Rúben Antunes, também do Sporting, compete às 15h10, no lançamento do martelo sub-23. A participação portuguesa termina com as prestações de Liliana Cá (Novas Luzes) e (Irina Rodrigues), do Sporting, no lançamento do disco, às 17h15.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.