Sexta-feira 19 de Abril de 3495

Alexis Santos estreou-se com um recorde nacional no europeu de piscina longa, na Hungria

FPN

FPN

O nadador português estreou-se no Campeonato da Europa de Piscina Longa, em Budapeste (Hungria), com o tempo de 25.28, estabelecendo um novo recorde nacional nos 50m Costas.

Esta marca deu a Alexis Santos o acesso às semifinais, onde o Russo Kliment Kolesnikov bateu o recorde do Mundo com 23.93, tirando sete centésimos à anterior marca que já lhe pertencia. O nadador do Sporting terminou a prova em 25.40, um tempo insuficiente para avançar para a final.

Também nos 50m Costas, Francisco Santos juntou-se a Aléxis na representação lusa, mas acabou por ficar na fase das eliminatórias com o tempo de 25.91.

Nos 100m Mariposa, Catarina Monteiro competiu na série quatro e o 1.00,83 não conseguiu garantir a presença na semifinal tal como Francisco Quintas na prova de 100m Bruços com 1.01,87.

Na competição de 800m Livres, Tamila Holub e Diana Durães conquistaram o décimo e décimo primeiro lugar com 8.41,91 e 8.44,81, respectivamente, entre vinte e oito participantes.

A equipa portuguesa competiu na prova de estafetas 4X100m Livres com Miguel Nascimento, Diogo Carvalho, Aléxis Santos e Francisco Santos, mas os 3.28,52 não chegaram para o quarteto ter acesso à final.

Esta terça-feira, no segundo dia de competições, Miguel Nascimento, na nona série da eliminatória dos 100m Livres abrirá a sessão, seguindo-se nos 100m Bruços, Victoria Kaminskaya, que compete na primeira série, seguindo-se Raquel Pereira na série dois.

O Campeonato da Europa de Piscina Longa realiza-se em Budapeste, na Hungria, decorre até ao próximo dia 23 deste mês, com Portugal a ser representado por Catarina Monteiro, Diana Durães, Francisca Martins, Rafaela Azevedo, Raquel Pereira, Rita Frischknecht, Tamila Holub, Victoria Kaminskaya, Aléxis Santos, Diogo Carvalho, Francisco Quintas, Francisco Santos, João Costa, José Paulo Lopes, Miguel Nascimento e Tomás Veloso.

Neste grupo estão os quatro dos cinco apurados para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Gabriel Lopes é o grande ausente, uma vez que está em fase de recuperação depois de ter sido contaminado com COVID-19.

Para o Seleccionador Nacional, José Machado “uma participação bem-sucedida representa obtermos quatro classificações dentro dos oito primeiros e doze classificações dentro dos dezasseis primeiros.”

O responsável da disciplina de Natação Pura considera que “há sempre uma espectativa adicional de tentar alargar o número de nadadores com os mínimos de participação nos jogos olímpicos”.

Entretanto, Ivo Rocha, nos 50m Costas S5 e Marco Menezes nos 100m Mariposa S11 fizeram cair mais dois máximos nacionais.

Ao terminar no nono lugar com o tempo de 45,73, Ivo Rocha tirou 1,38 à antiga marca mas acabou por não dar acesso à final dos 50m Costas S5.

Renata Pinto competiu nos 200m Estilos SM9, prova que concluiu em 3.01,92 ficando afastada da final.

Marco Meneses fez cair mais uma marca nacional no Europeu de Natação Adaptada (na Madeira), desta vez na final dos 100m Mariposa S11. O nadador terminou na sexta posição com 1.22,55, menos quarenta e três centésimos que o anterior máximo.

Diogo Cancela foi o último português a competir esta segunda-feira ao participar na prova de 100m Costas S8, que terminou no quinto lugar com o tempo de 1:14.81.

Amanhã, no terceiro dia do Campeonato da Europa de Natação Adaptada Madeira 2020, o primeiro a competir é Ivo Rocha na prova de 50m Mariposa S5, seguem-se Marco Meneses nos 100m SB11 e Diogo Cancela nos 100m Mariposa S8.

FPN

FPN

A nadadora portuguesa Renata Pinto conseguiu a primeira medalha para Portugal (bronze) na final dos 100m Bruços SB9 e simultaneamente tirou 40 centésimos ao recorde nacional.

Ivo Rocha foi o primeiro a entrar em acção ao competir nos 50m livres S5 e apesar do esforço do nadador português acabou por não conseguir garantir o lugar na final.

No entanto, a quebra de recordes foi uma constante ao longo do dia de hoje. Daniel Videira, que ficou em terceiro na eliminatória e sétimo na final, foi o primeiro. Nos 100m Costas S6, o nadador concluiu a prova em 1.21,90 e tirou oito centésimos ao recorde nacional que lhe pertencia desde esta manhã.

Também na prova de apuramento dos 50m Livres S11, Marco Meneses conquistou um novo máximo ao concluir a distância em 28,58, tirando 66 centésimos ao recorde nacional. Na final, o nadador luso ficou em sétimo lugar e tirou dois centésimos à marca de manhã.

© 3496 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.