Sábado 19 de Abril de 2594

Sporting confirmou o que foi e Farense juntou-se ao Nacional na descida à II Liga

Paulo Alfar / JDM

Paulo Alfar / JDM

Na última jornada da Liga NOS 2020/2021, brindada com o maior número de golos (32) ao longo de toda a competição, o Sporting confirmou o que estava confirmado, Pedro Gonçalves gerou-se como o melhor marcador e o Farense seguiu o caminho da II Liga, a par do Nacional, ficando o Rio Ave em banho-maria até esta quinta-feira, quando se conhecer o terceiro da II Liga.

O campeão precisou apenas de vinte minutos para chegar ao 3-0, o que deu vantagem apreciável para encarar o jogo sem stresse, se bem que Pedro Gonçalves (autor dos dois primeiros golos) quase entrou “em choque” pelo facto de o rival mais directo, Seferovic (Benfica) ter partido em vantagem, com os mesmos golos obtidos frente ao Guimarães, o que levou o leão a afiar as garras e chegar ao terceiro golo para desempatar.

Contas (quase) feitas e o Sporting pode levar para casa quatro títulos (dois oficiais, campeão e melhor marcador; e mais dois oficiosos, como o melhor treinador e o melhor jogador – Coates).

Paulo Alfar / JDM

Paulo Alfar / JDM

Bem se pode dizer que foi um título que valeu muitos outros, numa época mais ou menos “zen” devido à pandemia.

Com golos obtidos aos 7’, 19’ e 62’, Pedro Gonçalves (e não Pote, porque este nome não consta nem no CC, nem no BI, nem no boletim de inscrição na Liga Portugal) resolveu não só o triunfo leonino como também escancarou as portas para a goleada, complementada por um auto golo de Karo (21’) e outro do jovem (16 anos) Plata, que se estreou a marcar na equipa principal do Sporting, fixando o resultado em 5-1, num final de época épico. Beltrame obteve (89’) o golo de honra para os madeirenses.

Pouco antes, em Guimarães, Seferovic (48’ e 58’) fez os dois golos que deram a vantagem ao Benfica, tendo os vimaranenses reduzido para 1-2 por Jorge Fernandes (63’) e Ewerton fechado o resultado (3-1), com autoridade, para o Benfica.

No Dragão, o F. C. do Porto recebeu e também goleou (4-0) o Belenenses SAD, com golos marcados por Taremi (14’), Grujic (28’), Toni Martinez (50’) e Diogo Leite (81’), confirmando o favoritismo.

O Moreirense começou a “despachar” o Famalicão ainda na primeira parte, com golos de Felipe Pires (23’ e 44’) para Walterson fechar o resultado (3-0) aos 84’.

O Santa Clara goleou o Farense (4-0) com golos obtidos por Crysan (33’), Morita (45’), Allano (59’) e Carlos Jr. (63’).

O Boavista fez o jogo da sua vida e foi ganhar ao Gil Vicente, o que valeu ter saído das contas da descida, com os boavisteiros a ganharem com golos obtidos por Yusupha (56’ e 88’), ambos de grande penalidade, tendo Samuel Lino (36’) marcado o golo de honra dos barcelenses, partida onde Lucas Mineiro (90+4’) e De Santis (80’) foram expulsos.

Em Portimão os algarvios não foram além de um empate (0-0) ante o Sporting de Braga, enquanto o Rio Ave, com o triunfo (2-1) alcançado na Madeira, ante o Nacional, conseguiu manter-se na “pendente” de ter que ir jogar com o 3º da II Liga, para se decidir quem será o 18º clube presente na Liga principal.

Dudu abriu para os donos da casa (11’) mas Aderlan (51’) e Carlos Mané (90+4’) deram a volta ao resultado para colocar os verdes em cima.

Vizela (2º com 63 pontos), Arouca (3º com 62 pontos) e Académica (com 59 pontos) são os concorrentes da II Liga que lutam pelo play off, na última jornada, que se jogará a partir desta quinta-feira, com os estudantes a deslocarem-se a Leixões, o Arouca a jogar em casa frente ao Chaves e o Vizela a receber o Vilafranquense.

Fechada a classificação na I Liga (se não houver pedido de impugnação), o Sporting acabou com 85 pontos, seguido do F. C. Porto (80), Benfica (76), Sporting de Braga (64), Paços de Ferreira (53), Santa Clara (46), Guimarães e Moreirense (43), Famalicão e Belenenses SAD (40), Gil Vicente (39), Boavista e Tondela (36), Marítimo e Portimonense (35), Rio Ave (34), Farense (31) e Nacional (25).

Em função deste alinhamento, o Sporting e o F. C. do Porto entram na fase de grupos da Liga dos Campeões; o Benfica entra na 3ª pré-eliminatória da mesma competição; o Sporting de Braga entra na fase de grupos da Liga Europa; o Paços de Ferreira estreia-se na nova Conference League (na fase do playoff). Farense e Nacional descem à II Liga.

Nos marcadores, Pedro Gonçalves (Sporting) conseguiu chegar, “in extremis”, ao primeiro lugar, com 23 golos, à frente de Seferovic (Benfica) com 22, com Mehdi Taremi (F. C.do Porto) a fechar o pódio, com 16, desempatando também na última ronda.

Mario Gonzalez (Tondela) foi o 4º (15), seguido de Carlos Junior (Santa Clara), com 14 e Sérgio Oliveira (F. C. Porto) foi 5º, com13.

© 2594 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.