Sábado 19 de Abril de 4251

Pedro Gonçalves a grande novidade dos seleccionados para o Europeu de Futebol’2020

FPF

FPF

Pedro Gonçalves, o jovem campeão nacional pelo Sporting Clube de Portugal e o melhor marcador desta atípica época de 2020/2021, é a estrela ascendente que Fernando Santos chamou à equipa nacional com vista ao Europeu de 2020, que arranca em 11 de Junho próximo.

O Seleccionador Nacional anunciou, ao início da noite desta quinta-feira, os jogadores escolhidos para representar a Equipa Nacional para o europeu.

A Equipa das Quinas iniciará o estágio no próximo dia 27 deste mês de Maio, com um treino agendado para a Cidade do Futebol, recordando-se que Portugal está integrado no Grupo F, enfrentando na fase de grupos a Hungria, em Budapeste (15 de Junho), a Alemanha, em Munique (19 de Junho) e a França, de novo em Budapeste (23 de Junho).

A Equipa das Quinas também tem agendado dois encontros de preparação frente a Espanha, em Madrid (4 de Junho) e Israel, no Estádio José Alvalade (dia 9 do mesmo mês).

A lista dos jogadores convocados é a seguinte:

Guarda-redes - Anthony Lopes (Olympique Lyon), Rui Patrício (Wolverhampton Wanderers) e Rui Silva (Granada);

Defesas - João Cancelo (Manchester City), Nélson Semedo (Wolverhampton Wanderers), José Fonte (LOSC Lille), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City), Nuno Mendes (Sporting CP), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund);

Médios - Danilo Pereira (PSG), João Palhinha (Sporting), Rúben Neves (Wolverhampton Wanderers), Bruno Fernandes (Manchester United), João Moutinho (Wolverhampton Wanderers), Renato Sanches (LOSC Lille), Sérgio Oliveira (FC Porto) e William Carvalho (Real Bétis Bolompié);

Avançados – Pedro Gonçalves (Sporting), André Silva (Eintracht Frankfurt), Bernardo Silva (Manchester City), Cristiano Ronaldo (Juventus), Diogo Jota (Liverpool), Gonçalo Guedes (Valencia), João Félix (Atlético Madrid) e Rafa Silva (Benfica).

Nestas partidas, os jogadores da Selecção Nacional vestirão uma vez mais os novos equipamentos oficiais, disponíveis na Loja Oficial da Selecção.

Fernando Santos, sobre os escolhidos, salientou, na conferência de imprensa, que “se fosse simples, entregava os nomes e estava despachado. As convocatórias não resultam da análise de um dia, dois ou três. Ontem ainda tínhamos 31 jogadores. A esses 23, acrescentei outros três em termos de polivalência. Se tivesse que falar de um jogador em particular, teria de falar em mais sete ou oito”, tendo acrescentado ainda que “sou extremamente grato aos jogadores. Cada convocatória é uma convocatória. Compete-me a mim fazer as opções. Se eles estavam dentro do leque de opções é porque gostei. Tem a ver com a montagem do puzzle, não tem a ver com qualidade. Se não tivesse qualidade, não tinha analisado”.

Na oportunidade, Fernando Santos aproveitou para felicitar o Sporting pela conquista do título nacional e o Estoril Praia pela subida à Liga NOS.

Quanto à chamada de três defesas centrais, comentou que “quer Danilo, quer Palhinha, quer William Carvalho, se for preciso, podem cumprir essa posição. Na Liga das Nações levei três defesas-centrais. A minha convocatória estava feita ontem no final do dia, depois de oito horas de discussão com os meus adjuntos, tendo em conta aquela que será a nossa forma de jogar. Foi esta a lista que eu tinha ontem e é esta que eu vou seguir”.

No que se refere às aspirações lusas na competição, frisou que “sermos campeões em título não nos faz favoritos. Somos campeões, é um orgulho para o povo português, infelizmente não tão de perto. Mas o povo português estará a apoiar-nos, tal como em 2016 e 2018. Foi mérito da equipa mas também pelo apoio dos portugueses. Esse apoio, essa determinação, leva-nos a assumir o mesmo compromisso. Vamos continuar a assumir-nos como candidatos. Depois veremos o que vai acontecer. Parto com a mesma convicção de que podemos ser campeões da Europa”.

© 4251 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.