Sexta-feira 03 de Maio de 2024

João Almeida e Ruben Guerreiro nos vinte primeiros do Giro d’Itália

Giro D'Italia

Giro D’Italia

João Almeida (Deceuninck-Quick-Step) e Ruben Guerreiro (EF Education-Nippo) ficaram entre os vinte melhores da classificação geral após a realização, esta quinta-feira, da 12ª etapa do Giro d’Itália, efectuada entre Siena-Bagno di Romagna, numa distância de 212 km.

As dificuldades foram imensas, como se previam, porquanto houve duas montanhas (1.060 e 1.295 metros, esta a coincidir com a linha de chegada) que fizeram o pelotão alongar-se na estrada, com o grupo mais pequeno a chegar primeiro, ainda que o italiano Andrea Vendrame (AG2R-Citroen Team) conseguisse fugir a alguns metros da chegada, isolando-se, mas quase sendo apanhado na linha de meta pelo australiano Christopher Hamilton (DSM), que completou a prova com o mesmo tempo (5.43.48) do vencedor.

Outro australiano, George Bennett (Jumbo-Visma) chegou na terceira posição, a 15 segundos, enquanto os italianos Gianluca Brambilla (Trek-Segafredo) e Giovanni Visconti (Bardiani CSF Faizane) fecharam o top5 também a 15 segundos e a um minuto e doze segundos, respectivamente.

João Almeida chegou no 33º lugar, a 10m14s, tal como Ruben Guerreiro (39º), que perderam bastante tempo para os primeiros, tal como Nelson Oliveira (Movistar) que acabou no 72º lugar, a 15m28s do vencedor.

Ainda assim, os ciclistas portugueses voltaram a subir posições na geral, com João Almeida a chegar ao 16º lugar, a 7m04s; Ruben Guerreiro a fixar-se no 19º posto (a 7m49s) e Nelson Oliveira a ocupar o 27º lugar, a 28m17s, diferenças que, em relação aos dois primeiros, são passíveis de poderem ser recuperáveis – por efeito de um eventual golpe de asa – o mesmo se podendo dizer de Nelson, ainda que numa posição mais difícil.

Na geral, o colombiano Bernal Gomez (Ineos Grenadiers) consegue manter-se na liderança, com o total de 48.29.23, tendo atrás de si, bem “colado”, o russo Aleksandr Vlasov (Astana-Premier Tech), apenas a 45 segundos, com o italiano Damiano Caruso (Bahreain Victorius) a fechar o pódio, a 1m12s.

O britânico John Hugh Carthy (EF Education-Nippo) é o quarto, a 1m22s e o compatriota Simon Philip Yates fecha o top5 a 1m22s.

Nos Pontos, Peter Sagan (BORA Hansgrohe) comanda, enquanto na Montanha o primeiro posto é de Geoffrey Bouchard (AG2R), sendo que Egan Bernal Gomez comanda também a classificação dos jovens, com a INEOS Grenadiers a seguir na frente em termos colectivos.

Ciclismo-GiroItalia-Perfil-20-05-2021Esta sexta-feira, a 13ª etapa, entre Ravenna e Verona, com 198 km, será toda disputada em recta, ficando por saber como se comportarão os ciclistas: se vão tentar descansar do esforço tido nestes três últimos dias em que as montanhas foram rainhas, rodando em termos de cicloturismo, ou se haverá alguém que tentará fazer algumas gracinhas.

João Almeida e Ruben Guerreiro talvez estejam em posição para o efeito, se o chefe-de-fila da respectiva equipa … deixar.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.