Terça-feira 18 de Abril de 1662

Susana Veiga de ouro e prata no europeu de Natação Adaptada, com recorde europeu, na bela Ilha da Madeira

FPnatação

FPnatação

Susana Veiga juntou ao titulo de Vice-Campeã do Mundo o de Campeã da Europa nos 50m Livres S9 e estabeleceu um novo recorde da europa com 28.85, sem dúvida num dia em cheio para a jovem nadadora portuguesa.

Se ter chegado à prata na primeira final foi muito bom, assegurar o primeiro lugar foi ouro sobre azul e tudo acabou mais dourado ainda por ter batido o recorde europeus confirmar a presença nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Bem se pode dizer que, quando queremos, temos vontade de fazer, poderemos alcançar resultados em que, no desporto individual, só podemos ser nós a conseguir a superação.

Foi isso que se viu na Madeira, palco destes europeus de Natação Adaptada, com Portugal a sobressair uma vez mais.

Marco Meneses fechou a participação portuguesa com a prova de 400m Livres S11 conquistando o quarto lugar com 4:56.01, menos três segundos e sessenta e três centésimos que a anterior marca.

Diogo Cancela terminou a eliminatória dos 100m Bruços SB8, no décimo lugar com 1.22,79. Pouco depois, Ivo Rocha nadou os 100m Livres S5 em 1.31,30, concluindo a prova em nono lugar.

A competição de 50m Livres S9 contou com a participação de três nadadores portugueses. Na prova masculina, Gino Caetano participou na primeira série dos 50m Livres S9 terminando a fase de qualificação no quinto lugar.

Nas provas femininas, além de Susana Veiga, também Renata Pinto competiu nos 50m Livres S9 terminando na décima primeira posição.

Para Daniel Viegas, Director Técnico Nacional, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Natação, “o balanço é positivo, depois de um período sem grandes competições internacionais, porquanto os nossos nadadores apresentaram-se ao mais alto nível chegando à final na maioria das provas e conquistando um grande números de recordes nacionais e pessoais. Os números são favoráveis, há muitos anos que não temos uma Campeã da Europa”.

Daniel Viegas considerou ainda que “o Europeu foi uma boa preparação para os Jogos, ainda que aguardemos pelos rankings do IPC para definir quais nadadores presentes em Tóquio“.

Portugal despede-se do Europeu com uma medalha de ouro, uma medalha de prata, uma medalha de bronze, um recorde da europa, catorze recordes nacionais e dezanove finais.

 

FPnatação

FPnatação

José Paulo Lopes confirmou presença nos Jogos de Tóquio

 

O mais recente elemento da missão portuguesa aos Jogos Olímpicos de Tóquio reconfirmou o acesso, esta tarde, na final dos 800m Livres ao terminar em sexto com 7.52,68, menos treze centésimos que o tempo registado ontem na qualificação, estabelecendo novamente um novo recorde nacional.

José Paulo Lopes referiu ao site da FPN que “a prova de hoje correu ainda melhor que a de ontem, senti-me muito bem, tentei não entrar muito rápido porque depois podia pagar caro o preço”, tendo acrescentado que “confirmar o mínimo de apuramento foi muito bom porque senti que não foi uma vez sem exemplo. Estou muito feliz”.

Miguel Nascimento terminou a eliminatória dos 50m Livres na primeira metade da classificação, em vigésimo sétimo lugar com 22.46.

No último dia de competições, este domingo, José Paulo Lopes compete na quarta série da prova de 400m Estilos e Diana Durães na quinta série dos 400m Livres, com que se conclui mais uma edição do Europeu de Natação Pura, efectuado em Budapeste (Hungria).

© 1662 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.