Sexta-feira 26 de Abril de 2024

João Almeida já chegou ao 10º lugar no Giro d’Itália

Gito d'Italia

Gito d’Italia

Tendo estado atento ao que se vai passando nas etapas – depois do insucesso que o atirou para as calendas – João Almeida continua a sua ascensão no Giro d’Itália e, esta segunda-feira, passou a ocupar o 10º lugar na classificação geral, ainda que a mais de dez minutos do líder.

Comandante que marca, dia a dia, a sua categoria tendo vencido a etapa nº 16, neste dia, que o fez aumentar a vantagem sobre o segundo classificado, numa corrida apenas para heróis, em especial na segunda parte (dos 212 km), onde se encontravam as três montanhas mais altas deste Giro’2021, todas acima dos 2.000 metros.

O colombiano Bernal Gomez (Ineos) continua, também ele, a dominar tudo e todos, não dando “abébias” a ninguém e muito menos que lhe pisem os “calos”, porquanto cada vez se afasta mais dos restantes, ainda que uma diferença de pouco mais de dois minutos não seja nada de especial.

Sendo “feriado” nesta terça-feira, no segundo dia de descanso do Giro, bem se pode dizer que Gomez se fez à estrada com o único fito de avançar por aí adiante, aliás o que aconteceu também aos mais quatro concorrentes que se encontram entre o top5 da competição, com algumas tricas de lugares, sendo a maior “queda” do britânico Simon Yates, que desceu do 2º para cinco, isto é de 1m33s de desvantagem passou para 4m20, o que foi uma operação meticulosa do líder, que afastou de si os mais “peganhosos”.

Pelo meio, João Almeida, pé ante pé, chegou no 6º lugar nesta segunda-feira, a apenas 1m21s do vencedor, depois de uma prova meticulosa, em especial do ponto de vista físico-mental, o que o levou a subir do 13º ao 10º lugar da geral.

Nelson Oliveira acabou no 38º lugar, a 18m32s do vencer, o que também não foi mau de todo mas em que não subiu nem … desceu, ficando na 27ª posição da geral, se bem que a 46m57s do guia.

Bernal Gomez (Ineos Grenadier) venceu com o tempo de 4.22.41, seguido do francês Romain Bardet (DSM) e do italiano Damiano Caruso (Bahrain Victorius), ambos a 27 segundos. Quarto e 5º lugar para o italiano Giulio Ciccone (TREK-Segafredo), a 1m18s e para o britânico Hugh John Carthy (EF Education-NIPPO), a 1m19s.

Na classificação geral, o colombiano Bernal Gomez (Ineos) continua a mandar, com o total de 66.3604, à frente do italiano Damiano Caruso (Bahrein), a 2m24s; do britânico Hugh Carthy (EF-Education) a 3m40s; do russo Aleksandr Vlasov (Astana), a 4.18s e do britânico Simon Yates (BikeExchange), a 4m20s.

João Almeida (Deceuninck-Quick-Step) subiu ao 10º lugar, mantendo-se a 10m01s do líder, com Nelson Oliveira a descer ao 27º lugar, ainda que a 46m57s.

O eslovaco Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) comanda a classificação por pontos; o francês Geoffrey Bouchard (AG2R) lidera a montanha; o colombiano Bernal Gomez comanda também a classificação da juventude.

Por equipas, o TREK-Segafredo continua líder, agora com quase sete minutos de vantagem sobre a Ineos Grenadier.

Esta terça-feira é dia de descanso.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.