Quarta-feira 12 de Novembro de 2025

Paulo Guerra e Jéssica Augusto nomeados Embaixadores do Europeu de Crosse em Lagoa

Atletismo-EuropeuCrosseEmbaixadores-03-11-2025Dois dos maiores nomes da história do atletismo português, Jéssica Augusto e Paulo Guerra, serão os embaixadores do Campeonato da Europa de Corta-Mato, que se realizará em Lagoa (Algarve), nos dias 13 e 14 de dezembro de 2025. A escolha simboliza o reconhecimento do percurso de duas figuras que marcaram profundamente a disciplina e o atletismo nacional.

Paulo Guerra é um nome incontornável quando se fala em corta-mato. Foi ele o vencedor da primeira edição da prova, em 1994, que se realizou em Alnwick, no Reino Unido. Repetiu a proeza em 1995, 1999 e 2000, e vice-campeão em 1996, conquistando ainda a medalha de bronze nos Mundiais de 1999, sendo ainda o melhor europeu nos Mundiais de 1994 (13º) e 1995 (6º), tornando-se uma referência internacional da modalidade.

A sua consistência, longevidade e espírito combativo ajudaram a afirmar Portugal como uma potência no fundo europeu durante a década de 1990.

“É uma honra ser embaixador dos próximos Europeus de Corta-Mato, que vão realizar-se em Lagoa, no Algarve. Esperamos por todos, venham apoiar a Seleção para que Portugal saia mais uma vez vencedor e que tenhamos boas classificações neste importante evento”, sublinhou Paulo Guerra.

Jéssica Augusto teve uma carreira de excelência tanto no corta-mato, como na pista e estrada. Única portuguesa campeã europeia de corta-mato em 2010, em Albufeira (e também a única que venceu também em sub-20), conquistou ainda várias medalhas coletivas e foi finalista olímpica na maratona (6ª em Londres 2012), além de somar títulos nacionais e recordes que a colocam entre as melhores fundistas portuguesas de sempre. A sua ligação ao Algarve, onde conquistou o título europeu, confere também um valor simbólico especial à escolha.

“Quero convidar todos os portugueses a fazer parte deste evento incrível que é o Campeonato da Europa de Corta-Mato, em Lagoa. Vai ser um momento único para celebrar o desporto, a natureza e o espírito de equipa. Juntem-se a nós, tragam a família e os amigos, e mostrem a força de Portugal”, destacou também Jéssica Augusto.

A nomeação de Jéssica Augusto e Paulo Guerra como embaixadores representa um tributo ao passado de ouro do corta-mato português e pretende servir de inspiração às novas gerações, reforçando o legado de uma modalidade em que Portugal tantas vezes brilhou.

 

Seleções nacionais serão divulgadas no dia 25 deste mês

De acordo com a informação veiculada pela Federação Portuguesa de Atletismo, a composição das várias equipas nacionais que tomarão parte neste europeu de Lagoa serão conhecidas em 25 de novembro, estando os atletas em fase de observação, considerando que alguns dos que vão ser escolhidos iniciaram as competições nacionais e internacionais.

Lá por fora, Patrícia Silva (Sporting) tomou parte no Crosse de Lugo (Espanha) e obteve o 6º lugar, com 16.43 para os 5.000 metros corridos, enquanto Laura Taborda venceu o Cross della Valsugana, em Milão (Itália), com 27.48 para os 8 km do percurso.

Por cá, a clássica do Crosse de Torres Vedras (uma das provas de seleção) também se concluiu neste domingo, tendo vencido Ruben Amaral (Sporting), com 28.26 minutos para os 9 km do percurso, depois de um sprint final contra Davide Silva (Sporting de Braga), com mais dois segundos e Paulo Barbosa (Sporting Braga), com 28.42, no terceiro lugar.

No feminino, triunfo para Ana Mafalda Ferreira (Sporting), com 19.14 minutos para os 5,5 km do percurso, à frente de Ana Marinho (CDSSalvadorCampo), com 19.20 e Rita Figueiredo (Sporting Braga), com 20.12.

MaratonaPorto-03-11-2025

Quenianos dominaram na 21ª EDP Maratona do Porto

Aspel Kiprop venceu na Maratona do Porto, com 2.13.17, tendo o também queniano Joshua Kipsang, que registou mais 11 segundos e ficou no segundo lugar, fechando o pódio o etíope Derara Geleta, com 2.13.58.

O melhor português foi Carlos Costa (Vizela Corre), que se classificou no sexto lugar, com 2.16.19, recorde pessoal.

Na corrida feminina, triunfo para a queniana Betty Jepleting, com 2.31.05, seguida da compatriota Leonida Mosop (2.31.32) e da etíope Meseret Dinke (2.32.27) que fechou o pódio.

Carla Sousa (Vitória Sport Clube) foi a melhor portuguesa, com 2.56.16.

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.