Emeric Guerillot estreou-se nos Jogos Olímpicos de Inverno e é o 17º atleta português nesta competição.
Depois do Festival Olímpico da Juventude e dos Jogos Olímpicos da Juventude,
aos 18 anos, o jovem é apenas o segundo português a participar no Super G, depois de George Mendes em Lillehamer 1994, e o primeiro a concluir a prova tendo sido 32º classificado.
À chegada o português estava radiante com a sua participação e salientou que “os meus Jogos Olímpicos começaram muito bem e até posso dizer que os meus Jogos já valeram a pena pela prestação de hoje”.
A dificuldade da pista em termos de desnível e velocidade foi sentida pelo esquiador português que, no entanto, considerou que conseguiu fazer o seu esqui como tinha idealizado, referindo que “estou verdadeiramente feliz de ter feito um percurso extraordinário. Estava muito nervoso antes de partir, porque são os meus primeiros Jogos Olímpicos, mas estou muito contente, tive ótimas sensações, sei que fiz um bom tempo”.
Emeric cumpriu esta disciplina do Esqui Alpino em 1.31,43 e sagrou-se Campeão Olímpico o suíço Franjo von Allmen, com 1.25,32, juntando assim este título Olímpico ao de downhill e à prova por equipas. Ryan Cochran-Siegle e Marco Odermatt completaram o pódio.
Esta foi a primeira das três presenças de Emeric nas pistas de Bórmio. Segue-se o Slalom Gigante, no sábado dia 14, e o Slalom a 16 de fevereiro (segunda-feira) e antes das próximas competições ficou o agradecimento “a todos que me apoiam e ajudam a conseguir estar aqui. Quero fazer ainda melhor nas outras disciplinas”.

