José Cabeça abriu a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de inverno Milão Cortina 2026 com a prova de Sprint estilo clássico, no Esqui de fundo, eborense que soma duas presenças olímpicas, terminou no 91º lugar da geral, completando os 1585 metros do percurso em 4.02,77 minutos, colocando-o a 44 segundos do último lugar de apuramento para os quartos de final reservado aos 30 mais rápidos da qualificação.
Após a linha de chegada, o atleta mostrou-se “bastante contente” com a sua prestação, relembrando que a rapidez da prova não o favorece, mas satisfeito por ter conseguido “ser consistente durante todo o sprint” e porque partiu com a certeza de que “qualquer resultado acima do número do bib era um excelente resultado”.
Na pista de Tesero as atenções nacionais viram-se agora para a prova de 10km estilo livre, na próxima sexta-feira, onde o esquiador português admite que residem as maiores expectativas por ser uma distância de fundo que mais se adequa às suas características. O desempenho de hoje deixou-o com a certeza de que ”o corpo está preparado para nos 10km fazer algo muito superior”.
A ação da Equipa Portugal continua esta quarta-feira, estando agendada a estreia olímpica de Emeric Guerillot na prova de Super G de Esqui Alpino, disciplina sem presença portuguesa desde Lillehamer 1994, há 32 anos.

