O Fórum Braga acolhe, este fim-de-semana, a 33ª edição dos campeonatos nacionais de clubes em pista curta, a principal competição coletiva do atletismo indoor português, com Benfica e Sporting a partirem como principais candidatos aos títulos.
Num campeonato que promete equilíbrio, estrelas nacionais em ação e luta intensa tanto na 1ª como na 2ª divisão, a que se junta ainda o da 3ª divisão.
Esta competição é organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo de Braga e do Município da capital minhota e realiza-se em simultâneo com os Campeonatos Nacionais de Clubes da 3ª Divisão.
Benfica (masculinos) e Sporting (femininos), vão defender os títulos conquistados há um ano. Na edição de 2025, as leoas somaram 87 pontos, mais cinco que o Benfica (84). Na vertente masculina, os encarnados chegaram aos 92 pontos, deixando o Sporting a quatro pontos. A equipa madeirense do Jardim da Serra também subiu ao pódio, conquistando o bronze tanto em masculinos como em femininos.
O “duelo” entre Benfica e Sporting será dos mais intensos na luta pelo título tanto em femininos como em masculinos, com ambos os emblemas a inscreverem alguns dos seus nomes mais fortes em todas as áreas, desde a velocidade aos saltos passando pelo meio-fundo e fundo.
Além de Benfica e Sporting, concorrem ainda na 1ª Divisão masculina os seguintes emblemas: Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra (AJS), Juventude Vidigalense (JV), Atlético Clube da Póvoa de Varzim (ACPV), Sporting Clube de Braga (SCB), Clube de Atletismo de Marinha Grande (CAMG) e Grupo Desportivo do Estreito (GDE).
Em femininos, além de águias e leoas apresentam-se em competição a Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra (AJS), Grupo Desportivo do Estreito (GDE), Juventude Operária do Monte Abraão (JOMA), Atlético Clube da Póvoa de Varzim (ACPV), Sporting Clube de Braga (SCB) e Fundação Salesianos (AFS).
Face às marcas registadas nas diferentes disciplinas, prevêem-se finais novamente bastante disputadas entre águias e leões na luta pelo título.
Numa competição cuja primeira edição foi realizada em 1994, em Aveiro, Benfica e Sporting têm-se apresentado como os grandes candidatos ano após ano na luta pelo primeiro lugar. Se em femininos a hegemonia tem pertencido ao Sporting (29 triunfos em 32 edições), em masculinos os leões conquistaram por 19 vezes o título de campeão, contra 13 do Benfica.
No que diz respeito à segunda divisão, que este ano disputa a sua 20ª edição, de sublinhar a luta pelas duas primeiras posições, que, naturalmente, darão acesso à primeira divisão em 2027. Na época passada, em femininos, o Sporting de Braga, impôs-se como grande favorito, impulsionado pelas marcas de Mariana Machado ou Laura Taborda, atletas que este ano vão medir forças na 1ª divisão. Além das minhotas, também as lisboetas da Fundação Salesianos passaram a ser primodivisionários. Em masculinos, o CA Marinha Grande e o Grupo Desportivo do Estreito foram, respetivamente, campeões e vice-campeões em 2025.
A equipa leiriense do Juventude Vidigalense, que há um ano não evitou a despromoção ao segundo escalão, apresenta-se entre as favoritas a lutar pela subida no escalão feminino em luta com as aveirenses do Grecas. Além destes, estão também a lutar pelos primeiros lugares as equipas do Grupo Recreativo Eirense (GRE-AA), Maia Atlético Clube (MAC), Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena (ADRAP), Clube de Futebol de Oliveira do Douro (CFOD). O Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde (JIV) e o Clube Desportivo Areias São João (CASJ) foram os vencedores da 3ª divisão em 2025, conquistando, por isso, o direito a disputar este ano a 2ª divisão.
Em masculinos, o Maia Atlético Clube (MAC) e a Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena (ADRAP) vão tentar regressar à 1ª divisão, de onde foram despromovidos no ano passado, numa competição que contará também com os emblemas promovidos da 3ª divisão, Os Belenenses (CFB) e Olímpico Vianense (CAOV). Entram também em prova o Grecas, Centro de Atletismo de Seia (CAS), Centro Popular de Trabalhadores do Sobral de Ceira (CPTSC) e Clube de Campismo de São João da Madeira (CCSJM).
Além da luta pela subida, prevê-se igualmente intenso despique para fugir à despromoção à 3ª divisão.
Na 3ª divisão, a edição anterior viu a consagração de quatro equipas que garantiram a subida de divisão. No setor feminino, o Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde sagrou-se campeão, com 65 pontos, seguido de perto pelo Clube Desportivo Areias São João, que, com 64 pontos, também assegurou a promoção.
No setor masculino, o Clube Atletismo Olímpico Vianense dominou a competição, alcançando então 81,5 pontos, e o Clube de Futebol Os Belenenses garantiu o segundo lugar e a consequente subida, com 76 pontos. A saída destas quatro equipas de topo abriu, assim, espaço para novos protagonistas 2025/26.
Com os campeões de 2025 promovidos, a 3ª Divisão apresenta um novo leque de favoritos, com os clubes que ficaram nas posições seguintes no ano passado a serem os principais candidatos a preencher as vagas de subida.
No setor feminino, o Centro de Atletismo de Mazarefes é um dos grandes destaques, tendo ficado em terceiro lugar no ano passado com 64 pontos, o mesmo número do segundo classificado, mas perdendo no critério de desempate. O Grupo de Convívio e Amizade nas Donas, que alcançou 59 pontos e o quarto lugar, é outro candidato natural à subida.
Entre os masculinos, a Juventude Ilha Verde, ficou em terceiro lugar na competição com 68 pontos e é um forte candidato à vitória em 2026. O Centro de Atletismo de Mazarefes, com 57 pontos, e o Clube Desportivo Areias São João, com 55,5 pontos, são equipas consistentes que procuram a promoção após terem ficado em quarto e quinto lugares, respetivamente, em 2025.
A lista de inscritos para Braga’2026 confirma a presença de muitos outros clubes, sendo 23 para os masculinos e 18 para os femininos, e um total de 554 atletas.
Apesar do tempo adverso, espera-se uma grande adesão do público. As provas poderão, também, ser acompanhadas via streaming, na página de Youtube da FPA. Resultados e outras informações na página oficial da FPA.

