Sexta-feira 13 de Fevereiro de 2026

Dinamarca, Noruega e País de Gales no grupo de Portugal na Taça das Nações

FPF-LigaNaçoes-12-02-2026

FPF

O sorteio da Liga das Nações 2026/2027 decorreu, esta quinta-feira, em Bruxelas, resultou na junção das seleções de Portugal, Dinamarca, Noruega e País de Gales na Fase de Grupos da Liga das Nações 2026/27. 

No sorteio, já estava definido que a Seleção Nacional, campeã em título, jogaria na Liga A, destinada às 16 equipas europeias com melhor ranking de seleções.

A Seleção Nacional estava incluída no pote 1 dos cabeças de série, em conjunto com Espanha, França e Alemanha, os outros finalistas da última edição.

A ‘sorte’ de Portugal neste sorteio contou com uma ‘mãozinha’ de Pepe, internacional luso, campeão europeu e vencedor da primeira das duas edições da Liga das Nações conquistadas por Portugal.

Recorde-se que os grupos de qualificação são constituídos por quatro equipas cada.

Além da Liga A, foram sorteados os grupos da Liga B,C e D, que ditaram os seguintes acasalamentos:

Grupo A1: França, Itália, Bélgica e Turquia.

Grupo A2: Alemanha, Países Baixos, Sérvia e Grécia.

Grupo A3: Espanha, Croácia, Inglaterra e Chéquia.

Grupo A4: Portugal, Dinamarca, Noruega e País de Gales.

As quatro equipas do grupo de Portugal jogarão, entre si, jogos em casa e fora de portas.

O calendário da competição foi alterado, realizando-se apenas duas janelas de jogos internacionais. Assim entre 24 e 26 de setembro e 4-6 de outubro, a Equipa das Quinas disputará quatro jogos. Em novembro, entre os dias 12/14 e 15-17, serão disputados os dois jogos restantes da fase de grupos.

O calendário final ainda não foi divulgado.

FPF-LigaNaçoes--12-02-2026

FPF

Os quartos de final da competição serão disputados entre 25 e 30 de março de 2027 e o torneio final terá lugar entre dias 9 e 13 de junho do mesmo ano.

As quatro equipas vencedoras de cada grupo qualificam-se para os quartos de final onde enfrentarão os quatro segundos classificados da Liga A.

Os quartos de final serão disputados entre 25 e 30 de março de 2027 e o torneio final terá lugar entre dias 9 e 13 de junho do mesmo ano.

Os quatro vencedores disputam a Fase Final da Liga das Nações, com um formato de meia-final, jogos de apuramento de 3º e 4º lugar e final a jogar em junho de 2027.

A equipa que ficar em último lugar é relegada para a Liga B.

Os grupos das Ligas B, C e D obedecem à seguinte composição:

LIGA B

Grupo B1: Escócia, Suíça, Eslovénia e Macedónia do Norte.

Grupo B2: Hungria, Ucrânia, Geórgia e Irlanda do Norte.

Grupo B3: Israel, Áustria, Irlanda e Kosovo.

Grupo B4: Polónia, Bósnia-Herzegovina, Roménia e Suécia.

LIGA C

Grupo C1: Albânia, Finlândia, Bielorrúsia e San Marino.

Grupo C2: Montenegro, Arménia, Chipre e  Letónia/Gilbraltar.

Grupo C3: Cazaquistão, Eslováquia, Ilhas Feroé e Moldávia

Grupo C4: Islândia, Bulgária, Estónia e Malta/Luxemburgo.

LIGA D

Grupo D1*: Gibraltar/Lertónia,  e Andorra

Grupo D2*: Lituânia, Azerbaijão e Liechtenstein.

 

FPF-LigaNaçoes---12-02-2026

FPF

Roberto Martinez salientou que “são desafios diferentes”

Presente em Bruxelas para assistir ao sorteio, o selecionador nacional, Roberto Martínez, lançou um primeiro olhar sobre os três adversários que sairão ao caminho de Portugal, na próxima edição desta competição internacional.

Começou por afirmar que ”são desafios diferentes. Jogar com a Dinamarca e Noruega, em novembro, fora de casa, pode ser um desafio. Vamos respeitar muito o talento destas equipas. A Noruega está em forma no futebol europeu, todos conhecemos os seus talentos individuais. Está a desfrutar das suas conquistas recentes e acabaram de se qualificar para um Mundial, depois de 20 anos sem o conseguir. A Dinamarca, conhecemos bem, dos quartos de final da última edição da Liga das Nações. País de Gales também tem uma equipa muito competitiva. Craig Bellamy está a construir uma equipa que joga olhos nos olhos contra todas as seleções da Europa”. Acrescentou que “vamos defrontar três adversários que vão abrir os jogos e os nossos adeptos, vão desfrutar com o futebol. Não vamos gerir. São seleções que não têm o peso, nem a história de outras seleções, mas estamos a falar de equipas que estão em forma. O nosso desempenho precisa de estar no nível máximo. É a primeira vez que há dois estágios para seis jogos. O estágio de setembro e outubro é conjunto, com duas semanas e quatro jogos. Esse será um desafio novo para nós e para os jogadores.”

 

FPF-LigaNaçoes----12-02-2026

FPF

Fernando Gomes nomeado Membro Honorário do Comité Executivo da UEFA

Fernando Gomes foi eleito, esta quinta-feira, membro honorário do Comité Executivo da UEFA.

O momento aconteceu durante o 50º Congresso da UEFA, que se realizou em Bruxelas, na Bélgica.

“Em nome da Federação Portuguesa de Futebol, felicito Fernando Gomes pela eleição para membro honorário do Comité Executivo da UEFA durante o 50º Congresso, que hoje decorreu em Bruxelas. Será sempre um orgulho ver um seu dirigente eleito para cargos que tanto prestigiam o futebol português”, afirmou Pedro Proença.

© 2026 Jogada do Mês. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.