Quinta-feira 28 de Março de 2024

João Almeida subiu ao 8º lugar e é o melhor da equipa no Giro d’Itália

Giro d'italia

Giro d’italia

João Almeida esteve em grande plano na etapa (17ª) desta quarta-feira e ficou apenas a treze segundos de vencer esta corrida de quase 200 km, o que deu direito a subir mais dois lugares na classificação geral, estando agora no 8º posto, a 8.45s do primeiro, que continua a ser o colombiano Bernal Gomez.

Depois da tempestade a bonança chegou – e espera-se que se mantenha até ao próximo domingo, quando termina o Giro d’Italia’2021 – e João Almeida voltou a confirmar a sua real categoria e a grande capacidade de recuperação dos momentos menos bons. O que se confirmou agora depois do segundo dia de descanso na competição.

Seguindo sempre com um “olho no burro e outro no cigano” – como diz o ditado popular – Almeida soube rolar a bem rolar e estar no sítio certo no momento exacto para lutar pelo triunfo, o que não aconteceu por mera questão de … imprecisão.

Enquanto isso, nesta ligação de Canazei a Sega di Ala, na distância de 193 km, Nelson Oliveira também esteve bem e completou na 37ª posição, a 18m30s do vencedor – subindo um lugar na geral, ficando na frente do belga Evenepoel, o agora número dois da equipa de João Almeida, a Deceuninck-Quick-Step.

Bernal Gomez continua imparável na liderança, apesar de ter perdido três segundos para o italiano Caruso, que manteve a segunda posição na geral.

Na etapa, o irlandês Daniel Martin (Israel) conseguiu chegar ao triunfo num sprint prolongado (4.54.38) onde ganhou por 13 segundos a João Almeida, que foi segundo depois de uma corrida táctica e tecnicamente perfeita. Terceiro lugar para o britânico Simon Philip Yates (BikeExchange), a 30 segundos. Nas posições seguintes ficaram os italianos Diego Ulissi (EAU) e Damiano Caruso (Bahrain Victorius), ambos a 1m20s.

Na geral, o colombiano Bernal Gomez (Ineos) continua no comando, com o total de 71h32m05s, à frente do italiano Damiano Caruso (Bahrein), a 2m21s e do britânico Simon Yates (BikeExchange), a 3m23s. Seguem-se o russo Aleksandr Vlasov (Astana), a 6m03s e o britânico Hugh Carthy (EF-Education) a 6m09s.

João Almeida subiu ao oitavo posto, a 8m45s do líder, enquanto Nelson Oliveira (Movistar) se manteve no 26º, agora a 1h20m04s.

Ciclismo-GiroItalia-Perfil-26-05-2021Esta quinta-feira, na 18ª etapa, terá lugar a ligação entre Rovereto e Stradella, numa distância de 231 km, mas num percurso praticamente plano, subindo um pouco (até aos 230 metros de altitude) nos últimos, onde se espera se decida a classificação, a não ser que haja um tal número de escaramuças que coloque toda a gente de cabeça à roda.

O que mais logo se saberá!

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.