Quinta-feira 19 de Abril de 6649

Tudo em “banho-maria” depois do passeio, antes da montanha nesta sexta-feira no Giro d’Itália

Giro D'italia

Giro D’italia

Para o grande pelotão deste Giro d’Itália, esta quinta-feira como que foi um dia de passeio, não tanto pela apatia dos melhores classificados mas porque pouco mais de duas dezenas de estrelas com menor brilho decidiram avançar para a cabeça da corrida e lá andaram até final da etapa.

Com uma distância de 231 km, na que foi a corrida mais longa deste Giro’2021 e a que propiciou toda esta “chama”, porque plana e com elevações de pequena monta, no que redundou na manutenção de toda a gente nos lugares onde se encontravam à partida.

Daí que o pequeno grupo dos 23 ciclistas “avançados” deixaram as estrelas cintilantes a cerca de 13 minutos de distância, confirmando a calmaria desta etapa.

Dos cinco primeiros, quatro foram italianos, pelo que foi como que um banho de prata no desfile, com os senhores da casa a ocuparem os dois primeiros lugares do pódio ante o gáudio os seus correligionários.

Nesta disputa final, o vencedor foi Alberto Bettiol (EF Education-Nippo), com 5h14m43s, seguindo-se Simone Consonni (Cofidis), a 17 segundos, enquanto o irlandês Nicolas Rochs (DSM) foi o 3º, a 18 segundos. Seguiram-se o alemão Nikias Arndt (DSM), com o mesmo tempo, e o italiano Diego Ulissi (EUA), ainda a 18 segundos.

Quem beneficiou mais foi a equipa do DSM, que passou a liderar a classificação colectiva, colocando-se na frente com uma vantagem de 5m07s da Ineos e 13m18s da Trek-Segafredo.

João Almeida chegou na 41ª posição (no grupo dos a 23m30s de atraso), tal como Nelson Oliveira, que foi 85º.

Na geral, o colombiano Bernal Gomez (Ineos) continua no comando, com o total de 77h10m18s, à frente do italiano Damiano Caruso (Bahrein), a 2m21s e do britânico Simon Yates (BikeExchange), a 3m23s. Seguem-se o russo Aleksandr Vlasov (Astana), a 6m03s e o britânico Hugh Carthy (EF-Education) a 6m09s.

João Almeida continua no oitavo posto, a 8m45s do líder, enquanto Nelson Oliveira (Movistar) se manteve no 26º, agora a 1h02m04s.

De salientar que o antigo “chefe-de-fila” da Deceuninck (equipa de João Almeida), o belga Evenepoel “desapareceu” dos primeiros cinquenta lugares.

Esta sexta-feira, na 19ª etapa, os ciclistas em prova deslocam-se de Abbiategrasso até Alpe di Mera, numa distância de 166 km, começando a subir até aos 700 metros (83 km), desce depois até aos 203 metros (97,5 km), volta a subir até aos 928 metros (127 km), desce aos 445 metros (138 km) e sobe até à meta, onde a linha de chegada está instalada a 1.531 metros, numa de subida de 15 km e com elevada percentagem de inclinação.

Bom para se ver … de longe!

 

© 6649 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.