Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Giro d’Itália chega ao fim este domingo e João Almeida vai à luta até ao fim para melhorar o 8º posto que ocupa à partida

Giro d' Italia

Giro d’ Italia

João Almeida continua a lutar para tentar subir mais uns degraus nesta difícil clássica que é o Gito d’Itália, que este domingo termina com a ´ltima etapa, a disputar entre Senago e Milão, num contra-relógio com apenas 30,3 km.

Embora tenha cindo a ganhar segundos atrás de segundos nas últimas etapas – e apesar do esforço tido – João Almeida tem ganhado pouco, porquanto os homens que estão à sua frente não perdem “o fio à meada” e também lutam para não dar deixas a adversários como João Almeida, que continua a demonstrar a sua real categoria e que o facto de estar a mais de oito minutos da liderança se deve, tão só e apenas, a uma má táctica definida no início da prova.

Isto porque a direcção da Deuceninck-Quick-Step deliberou dar a primazia ao belga Evenepoel como “cabeça-de-cartaz” da equipa, deixando cair João Almeida depois de uma etapa em que não correu bem e que levou o ciclista português a perder muito tempo para recuperar o belga belga, que não correspondeu ao esforço atribuído ao do português, que, numa só etapa, perdeu o equilíbrio, teve uma má classificação e como que foi “saneado” de imediato.

Forte que nem o aço, antes de quebrar que torcer, Almeida esperou pouco tempo para dar a outra face e demonstrar que era e estava melhor do que o belga, como se provou até a esta véspera da última ronda.

Bem se sabe que há dias menos bons e que cada um deve ajudar o parceiro para que, no dia seguinte, as coisas possam ser melhores. Sem apoio moral para o efeito, João Almeida nunca descorou o contrato firmado e foi trepando até onde foi possível.

Foi isso que voltou a verificar-se nesta 20ª e penúltima etapa, este sábado, onde o ciclista português voltou a estar na luta pelo triunfo numa etapa, porque o merece, ainda que tenham obtido o quinto lugar, a 41 segundos do vencedor, o italiano Damiano Caruso (Barhain Victorious), cronometrado com 4h27m53segundos.

Classificaram-se a seguir o líder da prova, Bernal Gomez Inesos Grenadiers), a 24 segundos; o colombiano Daniel Poveda (Ineos) e o francês Romain Bardei (DSM), a 35 segundos

Nelson Oliveira (Movistar) chegou no 59º lugar, a 22m06s.

Na classificação geral, o colombiano Bernal Gomez (Ineos) continua no comando, com o total de 85h41m47s, à frente do italiano Damiano Caruso (Bahrein), a 1m59s e do britânico Simon Yates (BikeExchange), a 3m23s. Seguem-se o russo Aleksandr Vlasov (Astana), a 7m07s e o francês Romain Bardet, a 7m48s.

João Almeida continua no oitavo posto, a 8m50s do líder, enquanto Nelson Oliveira (Movistar) se fixou no 28º posto, agora a 1h35m52s.

A camisola por pontos pertence ao eslovaco Peter Sagan (Bora-Hansgrohe), com 136 pontos, enquanto João Oliveira está no 14º lugar, com 84 pontos; na montanha, o francês Geoffrey Bouchard (AG2R) comanda com 184 pontos, estando João Almeida na 6ª posição, com 54 pontos; no Prémio Juventude, o colombiano Bernal Gomez (também se confirma como líder), enquanto João Almeida subiu ao 4º lugar, a 12m39s do também líder.

Por equipas, a Ineos Grenadiers reforçou a posição de comandante, agora com uma vantagem de 26m01s do segundo classificado.

Este domingo, na 21ª e última etapa, os ciclistas em prova deslocam-se de Senago para a Milão, numa distância de 30,3 km, no contra-relógio da consagração, do qual não se esperam alterações significativas, face às diferenças (dilatadas) existentes.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.