Sábado 20 de Abril de 2024

Academia Olímpica em webinar sobre olimpismo, património e memória

AOP-Webinar-30-05-2021A investigadora e professora universitária Katia Rubio é a convidada da sexta e última sessão do ciclo de entrevistas realizado pela Academia Olímpia de Portugal.

Esta sessão, dedicada ao tema «Olimpismo, património e memória» é transmitida no dia 1 de Junho (3ª feira), pelas 21h00 (hora de Portugal continental).

Com duas décadas de trabalho de grande relevo na valorização cultural do património desportivo, com especial incidência na história oral do Olimpismo brasileiro, Katia Rubio fala nesta entrevista sobre a importância cultural do património gerado no âmbito do desporto e o lugar do Olimpismo na museologia.

A conversa permite ainda abordar o projecto coordenado por esta professora da Universidade de São Paulo com atletas olímpicos brasileiros no contexto dos Jogos Rio-2016, contando já com mais de mil entrevistas realizadas segundo a metodologia da narrativa biográfica.

A entrevista é intercalada pelo depoimento da museóloga Isabel Victor, responsável pelo Museu Sporting, com uma declaração sobre a importância da musealização de património do clube e ainda sobre o projecto de história oral Centro de Memórias, tendo como complemento um excerto da entrevista do campeão olímpico Carlos Lopes, que integra o acervo do referido projecto.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.