Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Jieni Shao junta-se à Equipa Portugal a caminho de Tóquio 2020

A Equipa Portugal conseguiu mais uma vaga nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, agora na modalidade de Ténis de Mesa, com Jieni Shao a ser qualificada para o torneio individual feminino, por ranking mundial.

FP Ténis de Mesa

FP Ténis de Mesa

São, até agora, treze as modalidades representadas na Equipa Portugal que estará no Japão, entre 23 de Julho e 8 de agosto deste ano: Andebol, Atletismo, Canoagem (sprint e slalom), Ciclismo (estrada, pista e XCO), Equestre (ensino e obstáculos), Ginástica (artística), Natação, Remo, Surf, Taekwondo, Ténis de Mesa, Tiro com Armas de Caça e Vela.

O Andebol garantiu a primeira presença numa edição dos Jogos Olímpicos, após o segundo lugar alcançado no seu grupo do Torneio de Qualificação.

No Atletismo, com passaporte carimbado para Tóquio 2020 estão Ana Cabecinha (20km marcha); Auriol Dongmo e Francisco Belo (lançamento do peso); Carla Salomé Rocha, Sara Catarina Ribeiro e Sara Moreira  (as três na maratona); João Vieira (50km marcha); Evelise Veiga, Pedro Pablo Pichardo e Patrícia Mamona (os três no triplo salto); e Liliana Cá (lançamento do disco).

Fernando Pimenta (K1 1000), Teresa Portela (K1 200), o K4 500 masculino (composto por Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela) e Joana Vasconcelos (K1 500), em Canoagem sprint, e Antoine Launay (K1 1000), em Canoagem slalom, asseguraram cinco vagas para a Canoagem, implicando neste caso a presença de oito atletas.

O Ciclismo de pista feminino português marcará presença nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, em Omnium, fruto das pontuações somadas por Maria Martins a contar para o ranking de qualificação olímpica, no qual o Portugal se posicionou no 9.º lugar. Fazem parte da disciplina de Omnium o scratch, eliminação, tempo e a corrida por pontos.

O Ciclismo de estrada garantiu duas vagas, por ranking. Estes lugares nos Jogos Olímpicos, que foram conquistados para o País, só posteriormente terão definidos os nomes dos atletas que os ocuparão e permitirão a participação na prova em linha e na prova de contra-relógio.

Em Cross Country (feminino) foi garantida mais uma vaga através do ranking da UCI.

Luciana Diniz ganhou para Portugal o direito a uma vaga na disciplina Equestre de saltos de obstáculos. Quatro cavaleiros – Duarte Nogueira, Rodrigo Torres, João Torrão e Maria Caetano –conseguiram lugar em Tóquio para a equipa de ensino, embora apenas três entrem efectivamente em competição nos Jogos Olímpicos.

Filipa Martins assegurou presença para a Ginástica Artística (feminina) nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, no concurso all-around.

A Natação Pura passa a ter seis lugares garantidos por Diana Durães (1500m livres), Ana Catarina Monteiro (200m mariposa), Gabriel Lopes (200m estilos), Alexis Santos (200m estilos), Tamila Holub (1500m livres) e José Paulo Lopes (800m livres).

O Remo juntou-se à Equipa Portugal com o resultado alcançado pela dupla de LM2x Pedro Fraga-Afonso Costa na prova europeia de qualificação.

Frederico Morais tem vaga nominal na representação do Surf, conquistada nos World Surfing Games, no Japão.

O Taekwondo estará presente nos Jogos Olímpicos em Tóquio, fruto da vaga conquistada na categoria de -58kg por Rui Bragança, no Torneio Europeu de Qualificação.

O Ténis de Mesa português também marca lugar nos Jogos Olímpicos, na competição de equipas masculinas, na sequência da passagem bem-sucedida pelo torneio de qualificação disputado em Gondomar. Fu Yu qualificou-se para o torneio individual feminino, depois da medalha de ouro conquistada nos Jogos Europeus de Minsk 2019, e agora junta-se-lhe Jieni Shao, pela sua posição no ranking.

No Tiro com Armas de Caça, a única vaga conquistada até ao momento foi ganha por João Paulo Azevedo.

A Vela estará representada nas classes 49er – vaga conseguida por Jorge Lima-José Costa -, 470 – fruto do 2.º lugar dos irmãos Costa (Diogo e Pedro) no Mundial – e também em Laser Radial com Carolina João.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.