Segunda-feira 19 de Abril de 2055

Sporting sagrou-se campeão da Liga Placard de basquetebol 39 anos depois

FPB

FPB

O Sporting venceu (86-85) o F. C. Porto no quinto jogo da final da Liga Placard, que foi repleto de emoção de princípio a fim e que consagrou os leões com o 9º título, depois de 39 anos de jejum.

Os “leões” não conquistavam a prova maior do basquetebol português desde 1982, período longo que teve a ver com a desistência do clube de Alvalade das competições nesta modalidade.

A partida foi electrizante, imprevisível até final, com o Sporting a nunca dispor de mais de sete pontos de vantagem e os “dragões” de oito pontos.

O conjunto verde e branco chegou ao último quarto na frente do marcador, por 68-63, mas um parcial de 7-0 favorável ao FC Porto deixou a equipa da Invicta em boa posição para alcançar o título.

Os donos da casa reagiram a tempo e empataram as contas (85-85), até que uma falta de Eric Anderson Jr sobre Micah Downs, a um segundo do soar da buzina, levou o atleta leonino para a linha de lance livre, que com um lançamento certeiro decidiu o campeonato.

No que toca à estatística, o Sporting mostrou-se mais forte da linha de dois pontos (56%-45% em eficácia) e teve como principais elementos Travante Williams  (21 pontos), o MVP deste encontro e da final, Micah Downs  (16pontos), Diogo Ventura  (12 pontos) e James Ellisor (11 pontos).

Do lado do F. C. Porto, que revelou “mão quente” no tiro exterior (14/22 em triplos), destacaram-se como melhores em campo Garrett Nevels  (29 pontos), Larry Gordon  (17 pontos), João Soares  (12 pontos) e Brad Tinsley  (11 pontos).

De salientar o “desencontro” do técnico portista – que pontapeou recipientes de lixo junto ao banco de suplentes – com a equipa de arbitragem, precisamente na última jogada da partida, em que assinalou falta ao jogador da sua equipa, que redundou num triplo lançamento para os leões e que bastava apenas um ponto para se sagrar campeão.

© 2055 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.