Quarta-feira 24 de Abril de 2024

Mundial de Judo (Budapeste) no caminho para os Jogos de Tóquio

ALC

ALC

A poucos dias do arranque do Campeonato do Mundo de Judo – Budapeste 2021, os Judocas Portugueses estão de partida para a capital húngara onde, de 6 e 13 deste mês de Junho, vão tentar melhorar as posições de cada um relativamente à presença nos Jogos de Tóquio.

Antes disso, Coimbra foi palco do último estágio internacional no qual participaram cerca de 80 judocas do Reino Unido, Suécia, Estónia, Suíça, Itália, Cabo Verde e Portugal.

Quinze (8 mulheres e 7 homens) são os judocas lusos que vão pisar os tatamis húngaros, estando em viagem Catarina Costa  (-48 kg), Maria Siderot  (-48 kg), Joana Diogo  (-52 kg), Joana Ramos  (-52 kg), Telma Monteiro  (-57 kg), Wilsa Gomes  (-57 kg), Bárbara Timo  (-70 Kg), Rochele Nunes  (+78 kg), Bernardo Tralhão  (-60 kg), Rodrigo Lopes  (-60 kg), João Crisóstomo  (-66 kg), João Fernando  (-73 kg), Anri Egutidze  (-81 kg), Manuel Rodrigues (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares.

Para Jorge Fonseca, um judoca de peso e com peso medalhístico “O meu objectivo não é o Campeonato do Mundo, mas sim os Jogos Olímpicos. Ainda assim quero fazer em Budapeste um grande resultado. Vai ser um bom teste para os ‘Jogos’, quero fazer uma boa prova e chegar a Tóquio no meu pico de forma. O único atleta que me tira o sono sou eu e tenho dormido e treinado bem para as duas próximas grandes provas.”

Telma Monteiro, a judoca mais medalhada de todos os tempos, salientou que “um Campeonato do Mundo é sempre uma competição importante. Estamos a fazer uma preparação em que o foco são os Jogos Olímpicos, mas estando bem fisicamente, faz todo o sentido participar. É também uma boa oportunidade de defrontar adversárias directas, numa altura em que não tem havido tantos estágios internacionais. Entro em todas as provas para vencer, por isso, claro que vou lutar pelas medalhas.”

Pedro Soares, treinador da Selecção Nacional masculina, salientou que “o grupo de atletas portugueses que vai ao Campeonato do Mundo está dividido em dois. De um lado temos um grupo de judocas mais jovens, que não estão apurados para os ‘Jogos’, que encaram esta competição como a maior da época. Do outro lado, temos os apurados para Tóquio, que tem feito uma preparação tendo em vista os ‘Jogos’ e não o mundial, que vai servir como prova de preparação. Ainda assim, estando em cima do tapete, queremos ganhar. Vamos respeitar o evento, as expectativas são positivas e esperamos trazer resultados à altura da competição.”

Ana Hormigo, a treinadora da Selecção Nacional feminina, “o apuramento olímpico só fecha depois do Campeonato do Mundo, mas neste momento temos 8 Judocas apurados, 6 Femininas e 2 Masculinos. É a primeira vez que temos um mundial no ano de Jogos Olímpicos. Para alguns países vai ser uma prova de fogo, para nós vai servir como um teste, mas esperamos alargar o número de qualificados portugueses em Tóquio.”

Jorge Fernandes, que chefia a comitiva e é o presidente da Federação Portuguesa de Judo, adiantou que “a nossa expectativa é a mesma das últimas provas. Queremos dar o nosso melhor e trazer medalhas para Portugal. Obviamente que não nos podemos esquecer da proximidade desta prova com os Jogos Olímpicos, o que nos condiciona um pouco. O nosso grande objectivo é Tóquio. Ao contrário de outros países, nós ainda não temos vários atletas fortes por categoria, mas os nossos melhores querem estar presentes e vão competir nas duas provas. Todos os Judocas que vamos levar ao mundial vão lutar por medalhas.”

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.