Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Mais de dez toneladas de material e muita esperança a caminho de Tóquio

COP

COP

A Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 está a caminho do Japão. Entre equipamentos médicos e de fisioterapia, produtos alimentares, equipamentos desportivos e de caracterização do espaço de Portugal na Aldeia Olímpica foram mais de dez toneladas que seguiram, desde Setúbal, no primeiro contentor a caminho da capital nipónica.

A listagem do material integra cerca de 40.000 artigos que foram identificados pelos vários departamentos do Comité Olímpico de Portugal para prestar o melhor apoio a todos aqueles que irão representar o nosso País nos Jogos Olímpicos, dos quais 1.500 entre material médico e de fisioterapia; 800 equipamentos desportivos de ginásio e de apoio às competições de diversas modalidades: 32.000 de caracterização e de apoio à operação de gestão da Missão na Aldeia

Olímpica e 5.500 de produtos alimentares.

O Comité Paralímpico de Portugal associou-se a esta operação, tendo aproveitado a oportunidade para despachar alguns dos materiais que servirão de apoio à Missão de Portugal aos Jogos Paralímpicos.

De Setúbal partiu um segundo contentor, mas agora com destino a Enoshima. Neste contentor-oficina da Federação Portuguesa de Vela seguem as embarcações, os botes dos treinadores e todo o equipamento necessário à preparação da competição.

Na sequência das qualificações mais recentes, houve a necessidade de partilhar mais um contentor com a Equipa de Israel, no qual seguiu, desde Valência, a embarcação da classe Laser Radial e outro material a utilizar nas regatas olímpicas. Mas a operação dedicada à Vela não se fica por aqui. Tendo sido dos últimos a partir, foi o primeiro a chegar. Um contentor, agora de 20 pés, com origem na Austrália, descarregou, na passada semana, um casco da classe 470 já em terras nipónicas.

Já em Maio foram também despachadas as embarcações do Remo (em Donoratico, Itália) e as últimas de Canoagem (em Szeged, Hungria). No caso da Canoagem, fruto da parceria estabelecida entre as Federações Portuguesa e Espanhola da modalidade, a maioria das embarcações foi despachada em conjunto, também por contentor, com destino a Kyotango, onde ambas as selecções realizaram o seu estágio pré-olímpico.

A partir de Liége (Bélgica) e já durante o mês de Julho serão os cavalos, tanto da Equipa de Dressage, como dos Obstáculos, a voar para o Japão, num transporte especializado e dedicado a estes Atletas.

Até e durante os Jogos entre bagagem diplomática, bagagem acompanhada e bagagem de porão o COP transportará não só o que falta, mas também juntará a esperança, a confiança e a dedicação que Portugal deposita na nossa Missão aos Jogos Olímpicos – Tóquio 2020.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.