Sexta-feira 29 de Março de 2024

Comité Olímpico de Portugal na conferência final do projecto POINTS

DR

DR

A conferência final do Projecto “Single Points of Contact” (POINTS), programa liderado pelos Comités Olímpicos Europeus (COE), que contou com o apoio do Comité Olímpico Internacional (COI), da Interpol e de diversos Comités Olímpicos Nacionais, juntou mais de 60 participantes e um painel internacional de relevo.

No webinar, foram apresentadas as principais actividades realizadas e ferramentas desenvolvidas no sentido de capacitar agentes e organizações desportivas no combate às ameaças à integridade no desporto, durante os últimos três anos.

Joana Gonçalves, gestora de projecto do Comité Olímpico de Portugal, foi convidada a partilhar a sua experiência pessoal e profissional durante a participação neste projecto. Na qualidade de Ponto Focal para a integridade desportiva do COP, destacou que o trabalho realizado neste âmbito tem sido determinante para uma adequada e eficiente implementação do programa estratégico do COP nesta área, que se direcciona maioritariamente aos agentes e organizações desportivas em Portugal.

Seguiu-se a intervenção de Paquêret Girard-Zappelli, Chief Ethics and Compliance Officer do COI, que realçou o papel do Movimento Olímpico neste domínio, sublinhando a importância da cooperação entre entidades governamentais e organizações desportivas para a realização de um trabalho concertado e eficiente na salvaguarda da integridade desportiva.

À representante do COI juntaram-se ainda Olle Dahlin, Presidente da International Biathlon Union, e Dieter Braekeveld, Integrity in Sport Training Officer da unidade Anti-Corrupção da Interpol, para uma reflexão sobre as políticas futuras a adoptar neste particular. A responsabilidade e o compromisso dos líderes das organizações desportivas para com a integridade foram destacados pelos intervenientes.

Desta forma se concluiu o projecto POINTS, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa ERASMUS + Desporto, coordenado pelo EOC EU Office e implementado por um conjunto de organizações desportivas, que teve como principais metas:

- a formação de pontos focais em integridade nas federações desportivas e Comités Olímpicos Nacionais, e trabalhou amplamente as áreas de integridade desportiva e boa governação, com uma abordagem holística de temáticas relacionadas com a corrupção no desporto, a integridade pessoal e em competições desportivas;

- dotar as organizações desportivas parceiras de mecanismos para, com efeito, desenvolver e ajustar ferramentas orientadas para a acção, consolidando a aplicabilidade do conceito de Ponto Único de Contacto para estes e outros domínios de integridade desportiva.

Para mais informações, é conveniente que se consulte o programa de integridade do COP, no site da instituição.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.