Quinta-feira 28 de Março de 2024

Portugal derrotou Espanha e está na final do europeu de sub-21 pela terceira vez

DR

DR

Bastou um autogolo do defesa espanhol Cuenca para que Portugal conseguisse, com grande dificuldade, o apuramento para a final do europeu de sub-21, no jogo efectuado esta quinta-feira em Maribor (Hungria), no que será a terceira em que Portugal participa.

Numa partida em que os portugueses lideraram nos remates (20-8, dos quais 4-1 para a baliza) e também na posse de bola (57/43%), a verdade é que foi difícil chegar com perigo à baliza dos espanhóis ao longo do encontro.

Os espanhóis tiveram mais oportunidades, pelo que também falharam mais, atiraram uma bola ao poste e obrigaram o guardião luso a boas intervenções.

A formação lusa, em especial no segundo tempo, andou mais ou menos à “deriva”, sem conseguir progredir no terreno de jogo, o que foi mais visível após a realização das primeiras três substituições.

A “soluços” a equipa foi conseguindo “desamarrar-se” do jogo recuado para, num rasgo rápido, Fábio Vieira avançar pela direita e centrar para o segundo poste, para onde correu Tiago Tomás para tentar desviar a bola para a baliza, o que não foi preciso porque o defesa espanhol Jorge Cuenca “encarregou-se” de desviar a bola, que subiu e passou por cima da cabeça do guardião, que estava adiantado para tentar chegar à bola, com um efeito que beneficiou Portugal.

Um golo de certa forma “seco”, mas que justificou o triunfo de Portugal, que domingo jogará a final frente aos alemães, que venceram (2-1) a Holanda, com golos apontados, quase de rajada (1 e 8 minutos), através de um bis de Wirtz, com os holandeses a reduzirem a vantagem alemã (67’) por intermédio de Schuurs, numa partida em que os alemãos dominaram tudo: 61/39% de posse de bola, 14-7 em remates, dos quais 6-3 para a baliza.

Entretanto, a selecção A joga, esta sexta-feira (19h45, em directo na RTP), em Madrid, frente à Espanha, no primeiro jogo de preparação para a fase final do europeu, no que será um teste a sério para definir os jogadores que serão escolhidos para a referida fase final.

O segundo jogo de preparação será frente a Israel, em Lisboa (Estádio José Alvalade), na quarta-feira (19h45).

O europeu inicia-se no dia 15, no Puskas Arena, em Budapeste (Hungria), com Portugal a defrontar (17 horas) a equipa húngara, seguindo-se a Alemanha, em Munique (no dia 19) e a França, de novo em Budapeste, no dia 23 deste mês de Junho.

Pé na tábua e fé em Deus – é o que se pede à selecção portuguesa que, ainda aureloada com o título de campeã europeia, tem nesta fase de grupos uma tarefa hérculea para protagonizar a caminho da renovação pretendida.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.