Sábado 20 de Abril de 2024

Faleceu Fernando Lima Bello, Membro Honorário do Comité Olímpico Internacional

COP

COP

De acordo com a notícia publicada, esta quinta-feira, no site do Comité Olímpico de Portugal, faleceu Fernando Lima Bello, com 89 anos, e que foi praticante de Vela, esteve nos Jogos Olímpicos e desempenhou vários cargos no desporto nacional.

Atleta Olímpico na modalidade de Vela, participou nas edições de 1968, alcançando o 17.º lugar na disciplina Dragão, e em Munique 1972, com o 21.º lugar na mesma classe.

Nascido a 27 de Novembro de 1931, era Engenheiro de profissão e fez carreira na área mas o desporto esteve sempre presente. Foi praticante de Futebol e Ténis, mas foi na Vela que conseguiu os seus maiores feitos – para além das duas participações Olímpicas, foi Campeão do Mundo (Snipe) em 1953, vice-campeão europeu na classe Star e campeão nacional em Star, Dragão e Sharpie 12 metros.

Foi ainda presidente da Federação Portuguesa de Vela e membro da Federação Internacional da modalidade.

Entrou como membro do Comité Olímpico de Portugal em 1975, e entre 1977 e 1980 fez parte da Comissão Executiva, tendo sido Chefe de Missão aos Jogos Olímpicos Moscovo 1980. Assumiu a presidência do Comité Olímpico de Portugal em 1981, tendo terminado o seu mandato em 1989.

Foi sob a sua presidência que foi fundada a Academia Olímpica de Portugal.

Recebeu a Ordem Olímpica em 2019 e a Ordem do Infante Dom Henrique.

A nível internacional, foi membro do Comité Olímpico Internacional entre 1989 e 2010, data em que passou a ser Membro Honorário.

Nos vinte e um anos que serviu o Movimento Olímpico Internacional fez parte das seguintes comissões: Cultural, Academia Olímpica Internacional e da Educação Olímpica, Elegibilidade, Avaliação da XXVIII Olimpíada em 2004, Cultura e Educação Olímpica. Foi ainda o Comissário do Comité Olímpico Internacional na Exposição Universal em Lisboa em 1998 (EXPO).

Ficam sentidas condolências à família.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.