Quinta-feira 28 de Março de 2024

Candidatura de Portugal e Espanha oficializada e visada pelos governos para o Mundial de Futebol de 2030

FPF-CandidaturaMundial2023-Espanha-04-06-2021Os governos e as federações de futebol de Portugal e Espanha formalizaram, em Madrid, esta sexta-feira, a candidatura dos dois países ao Campeonato do Mundo 2030.

Os Primeiros-ministros António Costa e Pedro Sánchez e os presidentes da FPF, Fernando Gomes, e da RFEF, Luis Rubiales, assinaram o documento sob o testemunho do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e de Sua Majestade o Rei Felipe VI, no acto institucional que teve lugar no Estádio Wanda Metropolitano, antes do duelo ibérico de preparação para o Euro 2020.

O documento subscrito pelos chefes dos governos de Portugal e Espanha sublinha que “esta candidatura assenta na solidez económica e social de ambos os países, na capacidade demonstrada para organizarem e desenvolverem com sucesso eventos internacionais, na existência de infra-estruturas de primeira ordem, nos êxitos desportivos obtidos tanto pelos clubes como pelas suas selecções, mas, sobretudo, na relação de amizade cultivada ao longo dos anos entre Portugal e Espanha”.

Com esta “fórmula vencedora”, como é referido, a organização conjunta do Campeonato do Mundo “representará um marco histórico para os dois países e conta também com o apoio entusiástico dos seus cidadãos”.

O facto de se comemorar em Dezembro o centenário do primeiro encontro de futebol entre Portugal e Espanha, que é simultaneamente o primeiro jogo da Selecção Nacional, é assinalada pelos dois governos bem como pelos presidentes das federações que usaram da palavra na cerimónia.

O presidente da FPF, Fernando Gomes, recordou a efeméride da feliz coincidência e realçou a “responsabilidade e honra” do momento ao mesmo tempo que assumiu “o compromisso das duas federações, para trabalharem conjuntamente e como uma só nação, por um Mundial de Futebol na Península Ibérica”. Fernando Gomes concluiu dizendo que “a viagem começa agora. Unidos e a uma única voz anunciamos ao mundo: vamos!”

O líder da RFEF, Luís Rubiales, sublinhou a “importância do pacto e união” entre os dois países e a história que os liga, recordando os 100 anos do primeiro jogo da Selecção Nacional de Portugal, frente a Espanha. “Vamos fazer uma grande equipa e potenciar os nossos valores como o trabalho, a humildade e a excelência”.

Formalizada a candidatura, os governos e federações dos dois países vão trabalhar no sentido de merecerem a escolha da FIFA que deverá escolher o anfitrião do Mundial de 2030 em 2024. O Catar recebe a competição no próximo ano e em 2026 o Campeonato do Mundo será organizado por EUA, México e Canadá.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.