Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Espanha e Portugal empataram em preparação para a fase final do Campeonato da Europa

FPF

FPF

A Selecção Nacional empatou, esta sexta-feira, com a Espanha, no primeiro teste de preparação das duas equipas para o Euro’2020.

Quase 20 anos depois, Portugal voltou a jogar no país ‘vizinho’ e com o mesmo desfecho, embora em 2002 Jorge Costa e Fernando Morientes tivessem feito melhor (1-1) do que os compatriotas que desta vez se apresentaram no Wanda Metropolitano.

A 11 dias da estreia na fase final do Campeonato da Europa, com a Hungria, agendado para 15 deste mês, Portugal realizou este encontro de preparação, mas antes de viajar para Budapeste, Portugal tem agendado outro particular de preparação para o Euro2020, diante de Israel, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, na próxima quarta-feira.

Perante 14.743 pessoas, que ocuparam 22% da lotação do estádio do Atlético de Madrid, Fernando Santos – que ainda não contou com Cancelo, Rúben Dias, Bernardo Silva e Gonçalo Guedes – manteve o trio que atacou a partida no Luxemburgo, em Março passado, com Cristiano Ronaldo a dividir as ofensivas lusas com João Félix e Diogo Jota.

Portugal sentiu algumas dificuldades no próprio meio-campo, praticamente para o terço defensivo, com a Espanha a tentar chegar à baliza de Rui Patrício, sendo que, numa dessas ocasiões, e como em tantas ao longo da carreira, Pepe revelou-se crucial para evitar que um passe de Gayà deixasse Thiago Alcântara em excelente posição.

Já depois de José Fonte ter visto um golo ser-lhe invalidado, por falta sobre um adversário, a Espanha ficou perto do primeiro, só que Ferrán Torres não conseguiu cabecear na direcção certa, quando tinha tudo para inaugurar o marcador.

De qualquer forma, o domínio da selecção espanhola não foi traduzido em oportunidades na primeira parte, face a uma selecção portuguesa que tinha em Renato Sanches um dos mais inconformados.

Foi num lance conduzido pelo médio do Lille que Portugal dispôs de uma situação caricata, mas que poderia dado golo de Cristiano Ronaldo, que, a acontecer, seria digno de entrar numa lista dos ‘apanhados’, tal foi a falha do guarda-redes Unai Simón perante o ‘capitão’ luso.

A estreia de Pedro Gonçalves, o 50.º jogador lançado por Fernando Santos desde 2014, foi mesmo uma realidade no arranque do segundo tempo, mas pouco mudou na dinâmica da equipa portuguesa, que viu a Espanha criar duas boas oportunidades, a primeira por Morata e a segunda por Sarabia, nenhum deles com capacidade para sequer acertar na baliza.

Com três centrais no lote de convocados para o Euro’2020, mas apenas dois disponíveis para este jogo, Fernando Santos testou o recuo de Danilo para o eixo defensivo, substituindo Pepe, que foi muito ovacionado pelos adeptos espanhóis presentes no estádio. Já Cristiano Ronaldo não teve a mesma recepção, mas foi ele que criou o principal lance de golo da selecção nacional, cruzando para Diogo Jota cabecear por cima da baliza de Unai Simón, antes de ele próprio cabecear com perigo na sequência de um livre de Bruno Fernandes.

Portugal continuava a ‘ver’ a Espanha a jogar e a dispor de situações, e Morata era o mais perdulário, falhando novo lance à ‘boca’ da baliza, antes de Rui Patrício segurar o empate, já perto do final, depois de um livre ‘traiçoeiro’ do recém-entrado Koke.

O epílogo da noite ‘não’ de Morata aconteceu em tempo de compensação, num lance que levou os adeptos espanhóis ao desespero. O avançado da Juventus isolou-se perante Rui Patrício, teve tempo para decidir o que queria fazer, mas, quando o fez, acertou em cheio na barra.

A Espanha dominou na posse de bola e nos remates a carência foi tal que até “arrepiou”, tal como a falta de visão de ambas as equipas em rematar para a baliza. Foi a feijões mas daqui a uma semana será a sério.

Vamos ver o que irá acontecer.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.