Terça-feira 16 de Abril de 2024

Comissão de Atletas Olímpicos na conferência sobre Diplomacia no Desporto

DR

DR

A Comissão de Atletas Olímpicos esteve presente na conferência “Can Sport Diplomacy Contribute to Building a Stronger Europe in the World”, organizada sob a égide da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, que teve lugar em Lisboa.

João Rodrigues, Presidente da CAO, moderou a sessão “Diplomats in Tracksuits”, uma sessão que abordou o papel dos atletas na diplomacia desportiva e contou com Laurence Fischer, atleta Olímpica e actual embaixadora francesa do desporto; Bélone Moreira, jogador de andebol da selecção portuguesa que recentemente garantiu o histórico apuramento para os Jogos Olímpicos; Paulo Frischknecht, atleta olímpico e presidente da Fundação do Desporto; Leila Marques Mota, atleta Paralímpica e Vice-presidente do Comité Paralímpico de Portugal e Chefe de Missão aos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020; e Emma Thero, atleta Olímpica e membro da Comissão de Atletas do Comité Olímpico Internacional.

Esta sessão destacou o relevante papel que o desporto assume ao nível da diplomacia desportiva e o poder que tem para mudar o mundo. Os atletas, como principais atores do fenómeno desportivo, têm cada vez mais a capacidade de provocar mudanças no desporto e na sociedade.

Pela sua capacidade de chegar às pessoas, os atletas assumem um relevante papel ao nível da diplomacia internacional, alertando e sensibilizando a população para causas que vão muito para além do desporto. Como tal, assume especial relevância capacitar os atletas para que possam assumir esta responsabilidade que lhes é atribuída na sociedade actual.

A conferência teve, na sua agenda de trabalhos, várias sessões sobre a diplomacia desportiva no contexto das relações externas da União Europeia, diplomacia do desporto de base ou o desporto como um instrumento na política de desenvolvimento da União Europeia.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.