Quinta-feira 28 de Março de 2024

Telma Monteiro concluiu presença no Mundial de Judo no 7º lugar

JCMyro / JDM

JCMyro / JDM

Telma Monteiro estreou-se, esta terça-feira, na segunda eliminatória do quadro dos -57 kg, tendo começado por vencer a búlgara Ivelina Ilieva (22ª do ranking mundial), com um ‘ippon’ marcado ao fim de um minuto de ‘golden score’.

De seguida, arrancou a segunda vitória no combate em que dominou a jovem húngara Andrea Karman (118ª) a perder por acumulação de ‘shidos’.

Nos quartos-de-final, enfrentou a japonesa Momo Tamaoki, (5ª do ranking mundial) e, após mais de dez minutos de um combate equilibrado, numa altura em que ambas as atletas tinham 2 penalizações, o árbitro deu o terceiro ‘shido’ à portuguesa, afastando-a da meia-final.

Nas repescagens, Telma afastou a jovem servia Marica Perisic (24ª do ranking) depois de um confronto que voltou a ser marcado pelo equilíbrio, tendo sido decidido cerca dos dez minutos de combate, altura em que a campeã europeia foi penalizada com o terceiro ‘shido’. Com este resultado, Telma Monteiro terminou na 7ª posição.

No final, em declarações prestadas ao site da Federação Portuguesa de Judo, a judoca lusa referiu que “só pode sofrer quem ousa tocar as estrelas. Mesmo sabendo que o objectivo da preparação são os Jogos Olímpicos, vim para lutar pelas medalhas. Dei tudo o que tinha hoje, mas não chegou para o que queria. Quando o dia chegar vou dar tudo, mas tudo do que tenho possibilidades de dar e vai chegar! Sem receio nenhum, posso assumir que o meu objectivo em Tóquio são as medalhas. Tenho lágrimas, não de tristeza, mas de vontade que tenho dentro de mim de ser melhor, de fazer mais e do quanto acredito que vou conseguir! Tenho zero receio de ‘falhar’, da desilusão, porque para chegar lá é preciso um coração forte, coração de quem quer. Porque quem não tenta, não sofre. Mas quem não tenta não sabe a riqueza de dar tudo de lutar por algo grande. A vontade que tenho é mais forte do que o que me pode parar! O meu foco agora é a prova mais importante do ciclo!  Oficialmente apurada para os meus quintos Jogos Olímpicos!  Obrigada a todos pelas mensagens e apoio! No fim, vamos sorrir!”

Wilsa Gomes  (-57 kg) e João Fernando (-73 kg) não conseguiram ultrapassar os primeiros adversários, respectivamente a russa Anastasiia Konkina (29ª) e o emiradense Victor Scvortov (19º).

Nesta quarta-feira, apenas Anri Egutidze (21º no ranking) estará em acção em Budapeste (Hungria), para o caso frente a Nebojsa Gardasevic (Montenegro), que é 110º no ranking mundial.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.