Sexta-feira 06 de Agosto de 2021

Ouro para Ricardo Batista no Campeonato Europa SUB 23 de Triatlo

FPT

FPT

Ricardo Batista conquistou o título de campeão europeu de Triatlo, categoria de sub23, na competição disputada na cidade austríaca de Kitzbuell, ocupando a quarta posição da geral do Campeonato.

Numa prova muito intensa e rápida na distância super sprint (500 metros de natação, quatro voltas de ciclismo que totalizaram 12km e ainda 3,1km de corrida), os atletas foram ao limite do esforço desde o início e até final da prova.

Ricardo Batista saiu na 21ª posição da água, conseguindo recuperar na primeira transição para se integrar no primeiro grupo de ciclismo, no que “foi uma natação muito difícil, com muito contacto, mas consegui pedalar no primeiro grupo”, explicou o novo campeão europeu de sub23.

Com o primeiro grupo de ciclismo constituído por cerca de 30 atletas, o percurso pouco rolante e com muitos retornos ofereceu poucas oportunidades de ultrapassagens. O Campeão Mundial em Juniores em 2019 explicou que “devido às especificidades do percurso, que incluía muitas zonas estreitas e técnicas, e tendo em conta o grande número de triatletas no ciclismo, era difícil escapar do pelotão em que seguia.

“Na corrida, salientou, dei tudo o que tinha, comecei a primeira volta deste segmento em terceiro sub-23, mas consegui recuperar na segunda volta para a primeira posição conquistando o título”. O novo Campeão Europeu afirmou que “não podia estar mais contente com o resultado!”

Ricardo Batista, com apenas 20 anos, sagrou-se assim Campeão da Europa de sub23, com o tempo de 32.29. Na segunda posição ficou o alemão Tim Helling e Connor Bentley, da Grã-Bretanha, ocupou o terceiro lugar do pódio.

Apesar de pódios separados, as provas da elite e sub23 foram realizadas em conjunto, com o suíço Max Studer a destacar-se na corrida sem dar hipótese aos seus adversários, passando com vantagem a meta em primeiro lugar e conquistando o título de Campeão da Europa em elites com a marca de 32.03.

Na final B do Campeonato da Europa de Elites, Miguel Tiago Silva ficou na 8.ª posição com 33.28, João Silva foi 29º com 36.23 e Alexandre Nobre em 30.º com 37.29.

Triatlo-EuropeuJuniorMontez-20-06-2021Entretanto, Alexandre Montez conquistou a medalha de bronze no Campeonato da Europa de Juniores, disputado no mesmo local, com Alexandre Silva a obter a quinta posição.

Numa prova muito intensa e rápida, na distância de super sprint, o percurso incluiu 500 metros de natação, quatro voltas de ciclismo que totalizavam 12km e mais 3,1km de corrida. Nestas distâncias curtas, os triatletas vão no limite do início ao fim da competição.

Os triatletas nacionais conseguiram uma excelente prestação, saindo do primeiro segmento da natação no 7.º lugar (Montez) e em 9.º (Silva). A rápida transição para o ciclismo colocou Montez na liderança da prova onde decidiu ‘puxar’ sozinho na primeira volta, obtendo uma vantagem de 12’’ para o grupo perseguidor que o alcançou e onde também seguia Alexandre Silva, formando-se um grupo com cerca de 25 atletas.

Alexandre Montez saiu em primeiro da transição para a corrida, continuando com Daniel Dixon e Henry Craf, este último a realizar um excelente último segmento obtendo a primeira posição.

© 2021 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.