Sexta-feira 06 de Agosto de 2021

Novo Benfica-Sporting mas agora nos Nacionais de Atletismo, em Guimarães

pistaatletismoA pista “Gémeos Castro”, em Guimarães, será o palco, este sábado e domingo, de mais uma edição do Campeonato Nacional de Equipas, em Atletismo, onde surgirá mais um encontro entre Benfica e Sporting.

Continuando a manter uma forte liderança na modalidade, o Sporting quererá manter o actual estatuto, tudo dependendo da composição das equipas, sendo que, nos últimos anos, tem havido alternância no sector masculino e uma manutenção da supremacia leonina no feminino, no âmbito da Divisão Principal (I).

Pista de Guimarães que receberá também o campeonato da II Divisão, enquanto o Estádio José Vieira de Carvalho (Maia) será utilizado para a competição da III Divisão, ambos efectuados de acordo com as normas de segurança definidas pela Direcção Geral de Saúde.

A competição principal iniciar-se-á pelas 18h30 (com 15 clubes presentes), enquanto a da II Divisão (com 11 formações) terá lugar pelas 14 horas.

A edição deste ano apresenta ainda como novidade o facto de as finais da I e II Divisões, em Guimarães, marcarem oficialmente o arranque do compromisso da Federação Portuguesa de Atletismo para com a realização de competições mais sustentáveis.

Neste contexto, foram adoptadas sete medidas, que visam mitigar o impacto que este tipo de eventos tem no ambiente, nomeadamente: a redução do plástico utilizado e a preferência por materiais reutilizáveis e recicláveis, sendo distribuídas garrafas reutilizáveis a todos os participantes; a disponibilização de postos de abastecimento de água; a utilização de temporizadores nas torneiras; a colocação de ecopontos em locais estratégicos no recinto competitivo; a gestão de refeições dos colaboradores com vista à redução do desperdício; a preferência por fornecedores com uma política de gestão ambiental e responsabilidade social; a aposta na comunicação interna e externa das medidas implementadas.

Este evento servirá também de barómetro para avaliação e estudo da melhor forma para implementar estas e outras medidas.

Novidade já não é a transmissão (em directo) dos eventos mais importantes promovidos pela Federação Portuguesa de Atletismo e que tem ajudado a levar a modalidade a cada vez mais portugueses, assumindo especial relevância em tempo de pandemia.

As finais da I e II Divisões poderão ser acompanhadas no canal de Youtube e na página de Facebook da FPA, com a final da I Divisão a ser também transmitida pela SportingTV.

 

© 2021 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.