Sexta-feira 06 de Agosto de 2021

Portugal com três medalhas no início da Taça da Europa de Juniores, em Coimbra

DR

DR

Portugal conquistou três medalhas (2 de prata e 1 de bronze) no primeiro dia da Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2021 que se cumpriu este sábado no Pavilhão Desportivo do Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache (Coimbra).

Alice Pereira (-63 kg) estreou-se na segunda ronda com uma vitória sobre a suíça Michele Johner, por acumulação de ‘shidos’. Somou o segundo triunfo na ronda seguinte ao superar a espanhola Aitana Fernandez Herrera por ‘wazari’. Na semifinal superiorizou-se à polaca Agata Palka, pontuando um ‘wazari’ antes do ‘ippon’ decisivo. Na final defrontou a holandesa Kamile Nalbat, que venceu por ‘ippon’, terminando na segunda posição e conquistando a prata.

Na categoria -70 kg, Joana Crisóstomo começou o seu percurso na segunda ronda, onde derrotou a austríaca Laura Summer por ‘ippon’, numa altura em que já vencia por ‘wazari’. Nos quartos-de-final, superou a porto-riquenha Sairy Colon Rodriguez por ‘wazari’. Garantiu o acesso à final após ultrapassar a compatriota Tais Pina com um ‘ippon’ marcado aos 9 segundos do encontro. A luta pelo ouro, perante a italiana Martina Esposito (Bronze no Europeu de Juniores 2019), revelou-se equilibrada. O confronto foi decidido apenas no período de ‘ponto de ouro’, onde Joana Crisóstomo cedeu por ‘wazari’, tendo conquistado a prata.

Bernardo Tralhão  (-60 kg) foi outro dos portugueses em destaque. O jovem luso não começou o seu primeiro combate da melhor forma, sofrendo um ‘wazari’ do israelita Adam Jazan, mas sensivelmente a meio do confronto alcançou o ‘ippon’ que lhe permitiu avançar na competição. Na ronda seguinte voltou a vencer por ‘ippon’, superiorizando-se ao azeri Kanan Ismayilov. Nos quartos-de-final encontrou outro português, Rafael Chambel. Bernardo Tralhão revelou-se superior, triunfando por ‘ippon’ a 40 segundos do fim. No combate de acesso à final, contra Turan Bayramov, do Azerbaijão, não conseguiu contrariar o primeiro ataque do azeri, cedendo por ‘ippon’ aos 11 segundos. No seu último e derradeiro confronto, contra o romeno Andrei Anghel, regressou às vitórias por ‘ippon’, conquistando a medalha de bronze.

Tais Pina  (-70 kg), com 3 vitórias e 2 derrotas, Carolina Paiva (-78 kg) e Beatriz Moreira (-78 kg), ambas com 1 vitória e 2 derrotas, também se evidenciaram e concluíram o seu percurso perto do pódio, num honroso 5º lugar.

Com estes resultados, Portugal ocupa o 6º lugar do ranking entre os 24 países presentes na prova. Os Países Baixos lideram a tabela com três de ouro e uma de bronze conquistadas. Itália (1 Ouro, 2 Prata e 2 Bronze) e Rússia (1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze) completam o pódio.

Os combates recomeçam este domingo com as categorias -48 kg, –52 kg e –57 kg femininas e –81 kg, –90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas em acção.

© 2021 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.