Domingo 20 de Abril de 0357

Itália a primeira finalista do Euro 2020

UEFA EURO 2021

UEFA EURO 2021

A Itália, depois de derrotar uns espanhóis sem força anímica na altura do desempate pelas grandes penalidades, cumpriu a missão que lhe era “imposta” e foi a primeira selecção a confirmar a presença no final do Euro’2020.

Numa partida, realizada esta terça-feira, em que os espanhóis dominaram muito mais na posse de bola (71/29%), fizeram mais do dobro dos remates (16-7) do que os italianos e remataram para a baliza por mais vezes (5-4), a verdade é que os “tiffosi” foram mais matreiros e conseguiram levar a água ao moinho de forma a “amolecer” a Espanha, ainda que apenas na fase final do jogo.

Os italianos abriram o activo (60’) com um golo obtido por Chiesa, tendo a Espanha empatado (80’) numa jogada simples, em contra-ataque, com a Itália a abrir a defesa e Morata a entrar por aí dentro e marcar sem grandes problemas.

Na meia hora de prolongamento nada de novo, apesar de ambas as equipas terem criado boas oportunidades de golo, o que levou o jogo para as grandes penalidades.

Nesta fase, a Itália começou por falhar, o mesmo tendo acontecido para a Espanha, por falta de concentração (ou descontracção a mais), o primeiro porque permitiu a defesa do guardião e o segundo porque chutou a bola por cima da barra.

Nos dois seguintes, ambos marcaram e o 2-2 mantinha-se, altura em que a Itália marcou e Morata desbaratou a hipótese de voltar a empatar, como que dando de bandeja a oportunidade para a Itália chegar ao triunfo, como se verificou, com um golo muito bem marcado, com a frieza suficiente para enganar o guardião espanhol.

Resta agora saber quem, entre a Inglaterra e a Dinamarca, esta quarta-feira (20 horas (RTP), vai defrontar a Itália, que está à espera na poltrona.

© 0358 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.