Sexta-feira 06 de Agosto de 2021

Brasileiro Marcelo Ganriel venceu no início da Volta a Portugal do Futuro

podi1

podi1

Marcelo Gabriel (Porminho Team Sub23) conquistou a primeira camisola amarela da Volta a Portugal do Futuro que começou esta quinta-feira em Águeda.

A chegada foi discutida ao sprint e marcada por uma queda que envolveu a primeira linha de corredores que estavam na frente do bloco, sorrindo o triunfo ao brasileiro natural de São Paulo.

Com a vitória, além da Amarela Lusíadas Saúde, Marcelo que tem apenas 19 anos, conquistou também a Camisola Verde Europcar dos Pontos e a Camisola Branca Cube da Juventude.

Na sequência da queda e após visualizadas as imagens da chegada, o Colégio de Comissários decidiu penalizar Fábio Costa pelo sprint irregular expulsando-o da prova. As imagens não deixam margem para dúvidas: no despique directo com Carlos Salgueiro (La Alumínios/LA Sport) existiu uma movimentação cruzada do corredor da Efapel da esquerda para a direita na Avenida 25 de Abril, em Águeda, que atingiu em pleno a bicicleta de Salgueiro provocando a queda aos directamente envolvidos, mas também a outros corredores.

Esta primeira etapa da 28ª Volta a Portugal do Futuro com 133 quilómetros corridos em circuito, foi marcada por uma longa fuga de dois jovens da equipa Sicasal/Miticar/Torres Vedras. Francisco Guerreiro e Francisco Pereira conseguiram escapar à vigilância do pelotão com cerca de 20 quilómetros de prova e foram somando e repartindo os pontos das Metas Volantes e dos Prémios de Montanha de 4ª categoria.

Francisco Guerreiro acabou por tornar-se o primeiro líder da Camisola Azul Carclasse e foi também o último sobrevivente da fuga que nunca conseguiu mais de dois minutos de vantagem. Várias equipas, entre elas a da região oeste, tinham interesse numa chegada compacta.

A faltarem pouco mais de 30 quilómetros para a meta, e já sem qualquer corredor isolado, começaram diversas movimentações que pouco protagonismo deram aos mais envolvidos e a previsão de uma chegada ao sprint confirmou-se.

Marcelo Gabriel (Porminho) é o líder, somando 3h03m36s, seguido de Tiago Ferreira (Perfisi/Gondomar), José Sousa (Kelly/Simoldes/UDO), Francisco Duarte (ACD Milharado/Mafra) e Hélder Gonçalves (Kelly/Simoldes/UDO), todos com o mesmo tempo.

Na Montanha o guia é Francisco Guerreiro (Sicasal); nos Pontos e na Juventude lidera o camisola amarela, Marcelo Gabriel, enquanto nas equipas a Kelly/Simoldes/UDO segue na primeira posição.

Depois da etapa bairradina, a principal prova para o escalão Sub23 desloca-se para o centro do país. Cernache do Bonjardim, no município da Sertã, acolhe a tirada número dois num percurso de 120,6 quilómetros.

Haverá Metas Volantes em Ferreira do Zêzere, Sertã e Pedrógão Grande, e ainda quatro Prémios de Montanha de 3ª categoria.

© 2021 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.