Terça-feira 20 de Abril de 5328

Comandante Pogaçar reforçou liderança no Tour de France

© ASO / Ballet Paulino

© ASO / Ballet Paulino

Dois anos depois de ter conquistado a primeira vitória numa etapa em Andorra, na Volta à Espanha, e um ano depois da sua primeira vitória na etapa do Tour de France em Laruns, Tadej Pogaçar impôs-se com a camisa amarela no alto do Portet, tornando a 17ª etapa na rainha do Tour de France. 

Em Muret, na partida, após uma primeira tentativa de fuga por parte de Valentin Madouas (Groupama-FDJ), Pierre Rolland (B & B-KTM) foi o primeiro ciclista a escapar e isolar-se, mas não por muito tempo porque outros seguiram com ele.

Anthony Turgis (TotalEnergies) e Maxime Chevalier (B&B -KTM) cimentaram a vantagem em 8m20s verificada no km 60, tendo Van Poppel vencendo o sprint intermediário em Bagnères-de-Luchon onde Michael Matthews venceu o sprint do pelotão à frente de Mark Cavendish.

Perez.

No início da subida ao alto de Peyresourde, Elie Gesbert (Arkea-Samsic) acelerou para lançar a acção de seu capitão Nairo Quintana. Wout Poels (Bahrain Victorious) foi com eles e Pierre Latour (TotalEnergies) fez a ponte. Latour foi o único a manter-se afastado até o final do Vale Louron, onde a desvantagem do grupo do camisola amarela, liderado pela Emirates Emirates, foi reduzida para 4′.

Perez partiu sozinho na frente 5,5 km antes do cume da segunda escalada do dia, que passou Vale Louron 10” antes de Godon. Os dois franceses formaram uma dupla especial do Dia da Tomada da Bastilha (França), liderando 22 km antes do final, com uma vantagem de 3’40 ” sobre o pelotão. Perez partiu sozinho novamente com 13,5 km pela frente, mas Pogaçar estava atento e acelerou.

Apenas Jonas Vingegaard e Richard Carapaz conseguiram segurar o seu ritmo, enquanto, mais atrás, David Gaudu (Groupama-FDJ) escapou do grupo de perseguição para tentar agarrar o trio líder.

Pogaçar fez todo o ritmo na frente até Carapaz atacar 1,5 km antes do cume. O equatoriano não largou o esloveno. Vingegaard lutou para segui-lo, mas acabou contestando a vitória da etapa, mas Pogaçar mostrou sua superioridade ao colocar a sua marca em uma vitória de prestígio no melhor resultado do Tour de France.

Tadej Pogaçar (EAU) chegou ao final dos 178,4 km perfeitamente isolado, com 5h03m31s, deixando o norueguês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) a três segundos e o equatoriano Richard Carapaz (Ineos), a 4 segundos. Seguiram-se o francês Gaudu (Groupama), a 1’19” e o australiano Bem O’Connor (AGR2 Citroen) a 1’26”, isto é, quatro dos cinco primeiros do Tour de France deste ano.

Ruben Guerreiro (EF Education-NIPPO) voltou a fazer uma excelente etapa, tendo chegado no 15º lugar, a 3’55” do vencedor, enquanto Rui Costa (EAU) chegou na 105ª posição, a 28’59”.

Com a imperiosidade demonstrada na etapa, o esloveno Tadej Pogaçar (Emirates) reforçou a posição de líder, com um total de 71h26m27s, aumentando a vantagem para todos os restantes, começando pelo dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), que ficou a 5’39”; o equatoriano Richard Carapaz (Ineos), a 5’43”; o colombiano Rigoberto Uran (EF Education-Nippo), a 7’17”; e o australiano Ben O’Connor (AGR2), a 7’34”.

Ruben Guerreiro mantém-se do 20º para o 18º lugar, a 49’01” do primeiro, enquanto Rui Costa se manteve no 73º posto, a 2h32m44s do comandante.

Nos pontos, Mark Cavendish (Deceuninck-Quick-Step) continua a comandar, enquanto o holandês Wout Poels (Barhain) lidera a Montanha, com o esloveno Tadej Pogaçar (EAU) a manter a liderança na Juventude, e a Bahrein-Victorious a continuar no comando da classificação geral por equipas.

Esta quinta-feira terá lugar a 18ª etapa, numa distância de 129,7 km, com início em Pau e chegada em Luz Arliden, numa corrida em que a montanha também é rainha, começando pelos 300 metros até chegar aos 2.115 metros de altitude (com 7,3% de inclinação aos 94,1 km) e depois descer um pouco (até aos 1.715 metros (7,4% de inclinação) a 13 km do final.

© 5329 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.