Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Esloveno Tadej Pogacar a uma pedalada de fazer história no Tour de France

© ASO / Pauline Ballet

© ASO / Pauline Ballet

Numa etapa ganha pelo compatriota Matej Mohoric, que chegou isolado à meta no que foi uma etapa relativamente curta, o líder Tadej Pogacar deu mais uma pedalada para constituir história no Tour de France.

Em véspera da penúltima ronda, que é o contra-relógio de 30,8 km, o camisola amarela tem uma vantagem (pouco menos de seis minutos) que quase garante o triunfo final, pelo que preocupações não deve haver quanto a isso.

Na etapa desta sexta-feira, Matej Mohoric conquistou a segunda vitória como que em estágio para a 20ª etapa (contra-relógio), onde muito pode acontecer se ainda houver alguém com “pedalada” suficiente para fazer mossa.

Com 142 ciclistas à partida, em Mourenx, as escaramuças começaram cedo, se bem que entre figuras fora dos lugares do “top ten”, ainda que o que veio a ser vencedor tivesse dado nas vistas.

Um pequeno grupo conseguiu isolar-se na frente e (17 km) tinha uma vantagem de pouco mais de quatro minutos, tendo-se registado, nessa altura, duas quedas que ocorreram no pelotão, envolvendo alguns contendores, como Enric Mas e Guillaume Martin, mas também Mark Cavendish, que conseguiu cruzar e marcar seis pontos na defesa de sua camisa verde no sprint intermediário vencido por Zimmermann em Saint-Sever (km 54).

Depois de mais algumas escaramuças na frente do pelotão, Nils Politt (Bora-Hansgrohe) tentou fugir, em mais uma escapadela (km 71) com uma dúzia de outros concorrentes, numa luta que se começou a desenhar entre os representantes de três equipas: Ineos Grenadiers, Israel-Start Up-Nation e Bahrain Victorious também, o que originou um ritmo forte.

Nos últimos 26 km, Mohoric saltou para a frente para não mais largar a liderança, ainda que, mais atrás, um grupo de dez unidades surgiu altamente motivado até ao final mas sem que Mohoric conseguirem alterar fosse o que fosse, porquanto o esloveno chegou ao fim com 58 segundos de vantagem.

Mohoric (Bahrain Victorius) completou os 207 km no tempo de 4h09m17s, seguindo-se o francês Christopher Laporte (Cofidis) e o dinamarquês Casper Pederson (Team DSM), ambos a 58 segundos. Quarto lugar para o holandês Mike Teunissen (Jumbo-Visma), a 1’02” e quinto para o alemão Nils Politt (Bora Hansgrohe), a 1’08”.

Rui Costa (EAU), desta vez, chegou na frente (22º) de Ruben Guerreiro (EF Education-NIPPO), em 85º, ainda que com o mesmo tempo, ficando a 20’50” do vencedor.

Em função dos resultados desta 19ª etapa, nada se alterou no quinteto da frente, que é liderado pelo esloveno Tadej Pogaçar (Emirates), com um total de 79h40m09s, seguindo-se o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), a 5’45”; o equatoriano Richard Carapaz (Ineos), a 5’51”; o australiano Ben O’Connor (AGR2), a 8’18”; e o holandês Wico Keldermann (Bora Hansgrohe), a 8’50”.

Ruben Guerreiro mantém-se no 18º, a 52.26” do primeiro, enquanto Rui Costa também se manteve no 77º posto, a 2h56m07s do comandante.

Nos pontos, Mark Cavendish (Deceuninck-Quick-Step) continua a comandar, enquanto o esloveno Tadej Pogaçar (EAU), acumula lideranças (amarela, da Juventude e da Montanha), a Bahrein-Victorious a continua no comando da classificação geral por equipas.

Neste sábado, realiza-se a 20ª etapa, numa distância de 30,8 km, com início em Libourne e fim em Saint Emilion, numa corrida praticamente plana, nunca se sabendo o que poderá acontecer, porquanto é o contra-relógio individual de 30,8 km, que poderá proporcionar o primeiro passeio triunfante de Pogacar.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.