Quarta-feira 24 de Abril de 2024

Belga Wout Van Aert foi o rei do contra-relógio que nada modificou no Tour de France

© ASO / Pauline Ballet

© ASO / Pauline Ballet

Wout van Aert, que chegou ao Tour de France com a primeira ambição de ganhar sprints e vestir a camisa amarela, acabou por vencer o contra-relógio no vinhedo de Saint-Émilion (20ª etapa) com alguma facilidade face aos vinte segundos de vantagem.

Kasper Asgreen e Jonas Vingegaard completaram o pódio da etapa e Tadej Pogacar terminou com o 8º melhor tempo, mantendo a camisola amarela com uma vantagem de 5’20 ” sobre Vingegaard.

Sucessivamente, Tim Declercq, Mark Cavendish, Michael Morkov, Dries Devenyns, todos da Deceuninck-Quick Step, estabeleceram um tempo de referência. Max Walscheid (Qhubeka-NextHash) superou o belga, mas o primeiro grande especialista a andar a mais de 50km / h foi Mikkel Bjerg (Emirados Árabes Unidos) em 36’45 ” (50,3km / h). Stefan Bissegger (EF Education-Nippo) rodou oito segundos mais rápido em 36’37 (50,4km / h).

Bissegger e Bjerg lideraram a contagem até que Kasper Asgreen (Deceuninck-Quick Step) os superou. Em ambas as verificações de tempo, o campeão dinamarquês estava 6” à frente do vencedor suíço do contra-relógio Paris-Nice, que permaneceu na berlinda por uma hora e dez minutos. Asgreen foi o oitavo líder da etapa com velocidade média de 51km / h (36’14”).

O campeão europeu Stefan Küng (Groupama-FDJ) foi o grande favorito para destronar o dinamarquês. Ele começou em alta, com 6” de vantagem sobre Asgreen em Pomerol (km 7,6), mas já havia perdido a vantagem em Montagne (km 20). No final, pagou pelo demasiado esforço feito e perdeu a vitória no palco que ele tanto queria. Asgreen acabou sendo expulso por Wout van Aert (Jumbo-Visma) que rodou em 35’53 ” a 51,5km / h, que foi 21” mais rápido que o líder anterior!

Na batalha pelas posições cimeiras, todos os ciclistas foram ameaçados por seu seguidor mais próximo e mantiveram sua supremacia: Vingegaard (2º) sobre Richard Carapaz, Ben O’Connor (4º) sobre Wilco Kelderman, Enric Mas (6º) sobre Alexey Lutsenko e Guillaume Martin (8º) sobre Pello Bilbao.

Van Aert venceu várias corridas e uma etapa de montanha anteriormente, mas esta é sua primeira vitória em contra-relógio. Pela segunda vez, Pogacar, de 23 anos, vai a Paris com a camisa amarela.

Na classificação desta 20ª e penúltima etapa, Van Aert (Jumbo-Visma) venceu com o tempo de 35’53”, à frente do dinamarquês Kasper Asgreen (Deceuninck-Quick-Step), a 21”, e do também dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), a 32”. Seguiram-se os suíços Stefan Kung (Groupama), a 38” e Stefan Bissegger (EF Education-Nippo), a 44 “.

Ruben Guerreiro voltou a impor-se como o melhor português, obtendo o 32º lugar, a 2’41”, tendo Rui Costa (EAU) chegado na 44ª posição, a 3’19”.

Face a estes resultados e ainda que tenha perdido 25 segundos para o segundo, o esloveno Tadej Pogaçar (Emirates) manteve-se no comando, com um total de 80h16m59s, seguindo-se o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), a 5’20”; o equatoriano Richard Carapaz (Ineos), a 7’03”; o australiano Ben O’Connor (AGR2), a 10’02”; e o holandês Wico Keldermann (Bora Hansgrohe), a 10’13”.

Ruben Guerreiro mantém-se no 18º, agora a 54’10” do primeiro, enquanto Rui Costa também se manteve no 78º posto, a 2h58m29s do comandante.

Nos pontos, Mark Cavendish (Deceuninck-Quick-Step) continua a comandar, enquanto o esloveno Tadej Pogaçar (EAU), acumula lideranças (amarela, da Juventude e da Montanha), a Bahrein-Victorious a continua no comando da classificação geral por equipas.

O Tour de France (108ª edição) vai terminar neste domingo, com a 21ª etapa, a percorrer entre Chatou e Paris-Champs Elysées, numa distância de 108,4 km, numa corrida de altos e baixos pequenos até aos 36,6 km, seguindo-se a parte mais plana.

Se nada de anormal houver, o esloveno Tadej Pogacar fará um passeio triunfante para se confirmar como o vencedor do Tour de 2021.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.