Sábado 19 de Abril de 3417

IPMA criou website para dar condições do tempo à #Equipa Portugal em Tóquio

COP-Toquio-IPMA-23-07-2021 (1)Como forma de apoiar a #Equipa Portugal, o IPMA desenvolveu um website com informação meteorológica ajustada e em exclusivo para ajudar a Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos “Tóquio 2020″.

O website encontra-se em pleno funcionamento e resultou de um protocolo firmado em 2020 entre o IPMA e o Comité Olímpico de Portugal (COP), para o evento que se iniciou esta sexta-feira e decorrerá entre até 8 de Agosto próximo.

A informação disponibilizada inclui previsões meteorológicas em tempo real, com prazos de previsão que vão desde as “próximas horas” ao “próximo mês”, tendo como parâmetros meteorológicos mais relevantes a temperatura e humidade do ar, a precipitação, o rumo e intensidade do vento, a visibilidade e a agitação marítima.

Adicionalmente, são também disponibilizadas previsões de stress térmico, com potencial influência no desempenho dos atletas.

As funcionalidades do website permitem aos utilizadores, por um lado, aceder a gráficos estáticos com uma estrutura concentrada das previsões meteorológicas e de rápida leitura e, por outro, interagir com a informação meteorológica, de forma a identificar de forma simples e em mais detalhe a evolução hora a hora dos valores previstos para os diferentes parâmetros meteorológicos.

Como curiosidade, no período de 2020 em que estava previsto a realização dos Jogos Olímpicos, o stress térmico foi mais elevado a partir da 2ª semana de Agosto, que teria correspondido aos últimos dias dos Jogos Olímpicos.

À data actual não é ainda possível conhecer este tipo de detalhes para o período integral dos Jogos Olímpicos em 2021, sendo o website agora divulgado a ferramenta adequada para este tipo de monitorização.

A realização em 2021 dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 devido à pandemia do COVID-19, teve como consequência a possibilidade de testar adicionalmente o sistema ao longo do último ano.

© 3418 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.